Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Polarização fortalece o voto útil no primeiro turno
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 13, aponta quadro estável de polarização entre os dois primeiros colocados - o ex-presidente Lula, com 44% das intenções de voto e o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 32%.
O longo período sem grandes alterações no resultado também aponta para a cristalização dessa disputa acirrada entre os dois com os demais candidatos sem conseguir decolar.
Com isso, são grandes as chances de o eleitor optar pelo voto útil nas vésperas do primeiro turno. Ou seja, aquele eleitor do Ciro Gomes (PDT), do João Doria (PSDB), da Simone Tebet (MDB) e dos demais candidatos que não quer Lula ou Bolsonaro decidir dar seu voto àquele que considera menos ruim para evitar a vitória do outro.
Nesse quadro, a tendência é que a maior parte dos eleitores de Ciro Gomes que decidirem pelo voto útil optem pelo candidato do PT. Isso colocará Ciro contra a parede: mantém a candidatura com risco de ser responsabilizado por levar Bolsonaro ao segundo turno ou desiste em favor de Lula?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.