Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Polarização fortalece o voto útil no primeiro turno

Colunista do UOL

13/05/2022 15h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 13, aponta quadro estável de polarização entre os dois primeiros colocados - o ex-presidente Lula, com 44% das intenções de voto e o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 32%.

O longo período sem grandes alterações no resultado também aponta para a cristalização dessa disputa acirrada entre os dois com os demais candidatos sem conseguir decolar.

Com isso, são grandes as chances de o eleitor optar pelo voto útil nas vésperas do primeiro turno. Ou seja, aquele eleitor do Ciro Gomes (PDT), do João Doria (PSDB), da Simone Tebet (MDB) e dos demais candidatos que não quer Lula ou Bolsonaro decidir dar seu voto àquele que considera menos ruim para evitar a vitória do outro.

Nesse quadro, a tendência é que a maior parte dos eleitores de Ciro Gomes que decidirem pelo voto útil optem pelo candidato do PT. Isso colocará Ciro contra a parede: mantém a candidatura com risco de ser responsabilizado por levar Bolsonaro ao segundo turno ou desiste em favor de Lula?