Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Horário Eleitoral gratuito favorece voto útil e vitória de Lula no 1º turno

Colunista do UOL

19/07/2022 14h17Atualizada em 20/07/2022 06h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A distribuição dos tempos de TV e rádio para os candidatos à Presidência da República fortalece a polarização entre o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Liderando uma coligação de sete partidos, Lula terá 3 minutos e 10 segundos a cada um dos dois blocos de 12 minutos e 30 segundos. Bolsonaro ficará com cerca de 2 minutos e 50 segundos. Bivar, que nem chegou a pontuar na última pesquisa do Datafolha, terá direito ao terceiro maior espaço, com pouco mais de 2 minutos por bloco. Simone Tebet ficará com cerca de 1 minuto e 50 segundos e Ciro Gomes (PDT), com cerca de 50 segundos.

Ou seja, aumenta a probabilidade de eleitores de Simone e de Ciro tentarem forçar a derrota do candidato que mais odeiam, entre Lula e Bolsonaro. É o chamado voto útil, que acaba se tornando uma opção ainda mais forte para a definição das eleições neste primeiro turno.

Como, segundo as pesquisas, Lula está na frente de Bolsonaro como segunda opção de voto entre eleitores de Simone e de Ciro, acaba que a hipótese de vitória de Lula no 1º turno das eleições sai mais fortalecida pela distribuição do tempo de TV. Assim como a chamada terceira via se enfraquece.

É esperar para ver.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV será veiculada de 26 de agosto a 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno das eleições (2 de outubro). Os programas irão ao ar às terças, quintas e sábados. Haverá peças diárias veiculadas nos intervalos comercias das emissoras, as chamadas inserções.