Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Na pesquisa Quaest, Bolsonaro atrapalha mais do que ajuda a Ricardo Nunes

Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisas, contou à coluna que, segundo o último levantamento do Instituto, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mais atrapalha do que ajuda a campanha pela reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A pesquisa aponta que o apoio de Bolsonaro levaria 20% dos entrevistados a votar com certeza em quem ele indicou. Mas, em contrapartida, 75% dos entrevistados disseram que não votarão no candidato apoiado pelo ex-presidente.

Ou seja, quanto mais o eleitorado souber do apoio de Bolsonaro a Nunes, mais risco de perder votos o prefeito terá.

Por imposição de Bolsonaro, Nunes teve que aceitar como candidato a vice na sua chapa um bolsonarista raiz, o coronel PM Mello Araújo. Será difícil portanto, para o prefeito, se desligar da imagem de Bolsonaro.

No cenário principal da pesquisa, Nunes detém 20% das intenções de voto dos entrevistados. Está praticamente empatado, por exemplo, com José Luiz Datena (PSDB), que tem 19% das intenções de voto.

Datena se beneficiaria, numa disputa direta com Nunes, pelo fato de 51% dos entrevistados defenderem que o novo prefeito seja independente - não receba o apoio nem de Bolsonaro, nem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O curioso, no entanto, é que, no caso de Guilherme Boulos, apontado também com 19% das intenções de voto, o apoio de Lula ajuda. Embora 66% digam que não votariam num candidato apoiado por Lula, 29% dos paulistanos votariam com certeza no candidato do presidente.

E aí é que Boulos se beneficia: o apoio de Lula - se mantido - praticamente lhe garante a chegada no segundo turno com uma tendência de obter o mínimo de 29% dos votos.

Sobre a pesquisa: A Quaest foi contratada pela Genial Investimentos e ouviu 1.002 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho. O nível de confiança é de 95%, e o número de registro na Justiça Eleitoral, SP-06142/2024.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes