Demora de Gonet significa que penas contra Bolsonaro devem aumentar
A demora para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, oferecer a denúncia contra Jair Bolsonaro significa que as penas do ex-presidente devem aumentar, afirmou o colunista Tales Faria no Análise da Notícia desta quarta (13).
O que eu apurei é que o Supremo acredita que o Gonet está demorando porque ele vai acrescentar ao processo sobre a provável tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Bolsonaro e companhia, as acusações e provas que pesam sobre ele em outros processos.
No linguajar jurídico, isso se chama associar imputações. No Supremo, a avaliação é que o Gonet está só esperando a Polícia Federal concluir o relatório com o provável indiciamento do Bolsonaro, para fazer a associação de imputações dos outros processos e investigações que correm contra ele. Tanto a Procuradoria quanto a PF evitaram avançar com as investigações entre agosto e outubro, justamente para evitar interferência nas eleições municipais.
Tales Faria, colunista do UOL
Segundo Tales, a Polícia Federal já concluiu os crimes que Bolsonaro cometeu, agora cabe à PGR decidir o andamento dos casos envolvendo o ex-presidente.
A PF já concluiu, por exemplo, que o Bolsonaro cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa ao atuar para desviar as joias dadas de presente pela Arábia Saudita enquanto era presidente. Mandou o inquérito para a Procuradoria.
Também já o indiciou pelos crimes de inserção de dados falsos e associação criminosa por participação no esquema de fraude de cartões de vacina contra a covid-19. Está nas mãos da PGR decidir o que fazer com esses casos, se pede o arquivamento das investigações ou solicita mais diligências aos investigadores.
Outros inquéritos devem ganhar um novo ritmo a partir de agora, como os que apuram a trama golpista no governo Bolsonaro e o que investiga o esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência. A avaliação é que o que tiver de prova nesses casos e há provas, segundo esses ministros, vai ser juntado ao processo do golpe, ao inquérito do golpe que está em conclusão agora.
Tales Faria, colunista do UOL
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.