Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Ciro Nogueira é o ministro que pode "demitir" Bolsonaro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com pompa, circunstância e uma cerimônia só sua, toma posse hoje o novo ministro plenipotenciário da Casa Civil, o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira.
Pela contratação do parlamentar, Bolsonaro pagou o preço de um general e de uma bandeira — tanto o amigo Luiz Eduardo Ramos como a promessa de extirpar a velha política arderam no altar do Centrão no momento em que um dos seus mais importantes caciques adentrou o Planalto.
Foi um investimento alto com expectativas de retorno idem.
O novo chefe da Casa Civil domina os meios e métodos do convencimento político junto aos seus pares, tem relações civilizadas com importantes ministros do STF e preside o partido ao qual pertence o presidente da Câmara, Arthur Lira, aquele que está sentado sobre a bomba atômica do impeachment.
Por todas essas qualidades, Ciro Nogueira, dizem aliados, veio para trazer a Bolsonaro e seu governo estabilidade e moderação.
Ocorre que, ao nomear o poderoso líder do Centrão, Bolsonaro desprezou a regra empresarial básica de que nunca se deve contratar quem não pode ser demitido.
E ao contrário dos militares que ainda restam no governo — e com quem o bloco do senador já começou a se estranhar — Ciro Nogueira é indemissível, pelo simples fato de que sua eventual queda não se resumirá a ele.
O Centrão é um bloco de partidos em que, como num acordo societário, o PP, por ter a maior bancada, tem a maior fatia.
Chefe dessa holding, Ciro Nogueira foi nomeado pelo governo como um CEO contratado a peso de ouro para fazer uma empresa escapar da falência.
Se conseguir, ele e seu grupo poderão ter o contrato renovado na próxima temporada. Mas se o dono da empresa continuar atrapalhando muito, o CEO não pensará duas vezes antes de pular para a concorrente — levando com ele toda a sua turma.
Se Bolsonaro não pode demitir Ciro Nogueira, Ciro Nogueira e seu grupo não perderão nada demitindo Bolsonaro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.