Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Madrugada tensa termina em vitória de Leite contra Doria

Doria e Leite: a noite foi do governador do Rio Grande do Sul - Pedro Ladeira/Folhapress
Doria e Leite: a noite foi do governador do Rio Grande do Sul Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Colunista do UOL

27/10/2021 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nessa madrugada, Eduardo Leite marcou mais um tento contra João Doria na disputa que irá definir quem será o candidato tucano à Presidência da República.

Depois de uma intensa troca de mensagens entre Brasília, São Paulo e Dubai, onde Doria desembarcou nesta manhã, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, resolveu que será da Comissão das Prévias a decisão de aceitar ou não o voto de 92 prefeitos e vice-prefeitos pró-Doria que teriam se filiado ao PSDB depois do prazo regulamentar, como acusam partidários de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. A decisão de Araújo ainda tem de ser referendada pela Executiva Nacional, em sessão marcada para amanhã.

A Comissão das Prévias é formada majoritariamente por apoiadores de Leite.

Caso ela decida por impugnar o voto dos 92 nomes pró-Doria, o governador de São Paulo perderá um naco importante do seu eleitorado interno. Pelo sistema de prévias do PSDB, o voto de um único prefeito ou vice-prefeito pode valer até 300 votos de filiados. Ao todo, o PSDB tem 937 prefeitos e vice-prefeitos no país. O grupo em discussão representa, portanto, quase 10% do total das duas categorias.

O primeiro turno das prévias do PSDB está marcado para o dia 21 de novembro.