Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro derrete, mas pode recuperar pontos com classe C e evangélicos 

O presidente Jair Bolsonaro: discurso ideológico e ataques a "inimigos" vão aumentar de volume - Reprodução/Youtube/Foco do Brasil
O presidente Jair Bolsonaro: discurso ideológico e ataques a "inimigos" vão aumentar de volume Imagem: Reprodução/Youtube/Foco do Brasil

Colunista do UOL

15/12/2021 10h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pesquisa Ipec divulgada ontem é boa para o ex-presidente Lula (27 pontos à frente de Jair Bolsonaro, o segundo colocado); ruim para o ex-juiz Sergio Moro (empacadíssimo em seus 6% de intenção de votos); e péssima para Bolsonaro, que se dá mal em todos os quesitos.

Segundo o Ipec, 70% dos entrevistados disseram não confiar no presidente, 68% afirmaram desaprovar a maneira como ele governa o Brasil e, dentre os que declararam ter votado nele em 2018, 55% dizem pretender escolher outro nome em 2022 — ou seja, por algum motivo não votarão no ex-capitão novamente ou se arrependeram de tê-lo apoiado na eleição passada.

O derretimento de Bolsonaro, porém, está longe de tirá-lo da segunda colocação nas pesquisas.

Na pergunta espontânea de intenção de votos, o presidente tem um percentual quatro vezes maior do que a soma dos três nomes melhor pontuados da terceira via (Moro, Ciro Gomes e João Doria). Mesmo a dez meses da eleição, é muita diferença para tirar.

Assim, contando também que Bolsonaro tem a máquina do governo, e já deu mostras de que não se vexará em fazer desbragado uso dela nas eleições, a tendência é de que recupere alguma popularidade até outubro.

O cientista político e diretor da consultoria Quaest, Felipe Nunes, aposta que que essa recuperação ficará em, no máximo, 5 pontos percentuais.

Significa que os cerca de 20% de intenção de votos que Bolsonaro tem hoje poderão chegar a até 25% no segundo semestre do ano que vem.

Esse acréscimo, acredita Nunes, virá, sobretudo, de dois segmentos: 1) o dos brasileiros que ganham até 2 salários mínimos; e 2) o dos cristãos evangélicos, único estrato em que o presidente aparece tecnicamente empatado com Lula.

Para alavancar sua popularidade no primeiro segmento, Bolsonaro terá o Auxílio Brasil. Para crescer no segundo, restará ao ex-capitão aumentar o volume do discurso ideológico e os ataques aos inimigos — de resto, as únicas bandeiras que lhe sobraram.