Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Plano de Lira para abocanhar Ministério da Saúde gera disputa no centrão

Colunista do UOL

07/06/2023 13h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Querendo o Ministério da Saúde, o centrão quer a pasta de "porteira fechada" e insiste em tirar Nísia Trindade do comando. Além disso, já briga para ver como seriam as nomeações das secretarias da pasta, o que causa desconforto entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e seu vice, Marcos Pereira (Republicanos-SP), segundo apurações da colunista do UOL Thaís Oyama.

O presidente Lula (PT) considera a pasta "sagrada" e não pretende abrir mão.

Qual é o problema anterior a essa negociação do centrão com o governo? Tem o problema do centrão com o centrão. Qual é a ideia do Arthur Lira? Conseguir que o grupo dele seja dono desse latifúndio que é o Ministério da Saúde".

As secretarias desse Ministério da Saúde, que é muito grande, muito poderoso e muito rico, seriam loteadas para os demais partidos do centrão, como o Republicanos e União Brasil. Esse modelo na cabeça de Arthur Lira e seu grupo está descontentando o Republicanos, que também faz parte do centrão e tem como presidente o deputado Marcos Pereira, que acha que essa ação favorece muito mais o grupo de Arthur Lira do que o grupo dele".

Além de pensar no ministério, o centrão também trava outra disputa: a sucessão de Arthur Lira.

O centrão está fazendo esse braço de ferro com o governo, mas o centrão também tem o braço de ferro interno"

Por trás dessa disputa interna, o que está? A disputa pela sucessão de Arthur Lira, que já tem seu candidato, que é o Elmar Nascimento. Mas Marcos Pereira também já se colocou como sucessor de Arthur Lira, então ele não quer que Lira se fortaleça demais nessa negociação com o governo, pois sabe que Lira se fortalece para fazer seu sucessor em 2025".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: