Barras ao fundo das caixas de leite não indicam que produtos são usados
Você já reparou que algumas caixas de leite apresentam barras coloridas ao fundo da embalagem? Sabe o que elas significam? Uma mensagem que circula pelas redes sociais diz ter uma explicação: produtos reutilizados.
"A [caixa] que tem uma 'barrinha colorida' é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar, voltou para o mercado", diz a mensagem que circula nas redes sociais e mostra duas caixas de leite -- uma com as barras e outra, sem.
"A que não tem é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo", informa a mensagem. "Agora, tudo que vou comprar olho logo embaixo para depois escolher por validade."
FALSO: barras coloridas não têm a ver com produto, mas com impressão das embalagens
A mensagem inventou o significado das barrinhas. Ao UOL, a Tetra Pak, fabricante das embalagens que aparece nas fotos, negou a informação e afirmou que tem monitorado esta "fake news" há duas semanas.
Segundo a multinacional sueca, as marcas coloridas nada têm a ver com o produto, mas com a impressão das caixas.
"A 'barra colorida' que aparece na superfície de baixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão", declara a empresa.
"Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta 'barra colorida'", esclarece a companhia.
De acordo com a fabricante, há também embalagens que são impressas com alguns pontos coloridos no lugar das barras. Estes também são relacionados à qualidade da impressão e não com o conteúdo interno.
"Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando, assim, a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas", afirma a empresa.
Para fomentar a reciclagem, a Tetra Pak diz se valer de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos, como poltronas, pastas e canetas, a partir destas embalagens, mas nunca por meio do reaproveitamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.