Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Barras ao fundo das caixas de leite não indicam que produtos são usados

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

26/12/2018 04h00

Você já reparou que algumas caixas de leite apresentam barras coloridas ao fundo da embalagem? Sabe o que elas significam? Uma mensagem que circula pelas redes sociais diz ter uma explicação: produtos reutilizados.

"A [caixa] que tem uma 'barrinha colorida' é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar, voltou para o mercado", diz a mensagem que circula nas redes sociais e mostra duas caixas de leite -- uma com as barras e outra, sem.

"A que não tem é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo", informa a mensagem. "Agora, tudo que vou comprar olho logo embaixo para depois escolher por validade."

FALSO: barras coloridas não têm a ver com produto, mas com impressão das embalagens

A mensagem inventou o significado das barrinhas. Ao UOL, a Tetra Pak, fabricante das embalagens que aparece nas fotos, negou a informação e afirmou que tem monitorado esta "fake news" há duas semanas.

Segundo a multinacional sueca, as marcas coloridas nada têm a ver com o produto, mas com a impressão das caixas.

"A 'barra colorida' que aparece na superfície de baixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão", declara a empresa.

"Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta 'barra colorida'", esclarece a companhia.

De acordo com a fabricante, há também embalagens que são impressas com alguns pontos coloridos no lugar das barras. Estes também são relacionados à qualidade da impressão e não com o conteúdo interno.

"Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando, assim, a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas", afirma a empresa.

Para fomentar a reciclagem, a Tetra Pak diz se valer de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos, como poltronas, pastas e canetas, a partir destas embalagens, mas nunca por meio do reaproveitamento.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere