É montagem: faculdade não ironizou ministros do STF em outdoor
Resumo da notícia
- Corrente mostra suposto outdoor ironizando ministro do STF
- Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes estampam anúncio
- Outdoor é montagem: faculdade também não existe
- Foto mostra avenida no PR, e não em Sorocaba (SP)
Uma corrente que circula pelas redes sociais desde o fim de agosto mostra uma polêmica propaganda de uma faculdade paulista, que teria ironizado o conhecimento dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para se promover.
A publicação leva uma foto de um outdoor supostamente colocado no centro de Sorocaba, no interior paulista. "Não pague mico! Não seja como um ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude direito na Unipep", diz o suposto anúncio.
A propaganda levaria ainda fotos de Dias Toffoli, presidente do Tribunal, e seus colegas Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Até o meio de setembro, a publicação já tinha mais de mil compartilhamentos.
FALSO: imagem é montagem e faculdade não existe
A corrente é uma junção de conteúdos falsos: o outdoor é uma montagem, a foto original não foi tirada em Sorocaba e a faculdade não existe.
A imagem que circula pela corrente foi adulterada digitalmente. A foto, na verdade, mostra o trecho de uma avenida de Contenda (PR), a cerca de 45 km de Curitiba, e a propaganda exibida no outdoor nada tem a ver com educação ou direito: promove uma clínica de estética.
A foto original está publicada na página de anúncios da Marca, empresa que gerencia outdoors na cidade paranaense. Segundo a companhia, o outdoor em questão está localizado na avenida São João, no centro de Contenda.
Unipep não existe
De acordo com a base de dados do Ministério da Educação, também não há nenhuma faculdade chamada Unipep no Brasil.
Existe, no estado de São Paulo, a Unipec (União Paulista de Educação e Cultura), instituição que reúne diferentes cursos de educação superior. Em Sorocaba, cidade citada como local do outdoor, ela é representada pela Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos).
Além disso, a Unipec negou ter feito propaganda neste sentido. "As notícias envolvendo a publicação de propaganda (outdoor) usando ministros do STF não foram veiculadas por esta instituição", declarou, por meio de nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.