Vale-combustível da Petrobras divulgado nas redes sociais é golpe
Por causa das medidas de isolamento social em quase todo o país, a Petrobras está com petróleo sobrando em seu estoque e decidiu doar gasolina para os trabalhadores brasileiros. Este é o mote falso de um golpe que vem circulando pelas redes sociais nos últimos dias.
"A Petrobras não tem mais onde guardar combustível. Vão doar para os trabalhadores", diz o texto divulgado principalmente no WhatsApp.
A mensagem é acompanhada de um link, que leva a uma página personalizada com elementos gráficos semelhants aos da Petrobras e com a foto de um posto. Para ter acesso ao suposto vale-combustível gratuito, o usuário deve, claro, preencher um formulário com uma série de dados pessoais.
É golpe! Vale-combustível não existe
Ao receber esta mensagem, não clique no link. Avise a pessoa que lhe enviou que se trata de um golpe.
Ao UOL, a Petrobras negou que esteja doando combustível ou que tenha feito qualquer tipo de promoção com seu estoque.
"São falsas as mensagens circulando pelas redes sociais sobre uma suposta distribuição de combustíveis para a população mediante cadastro em links", declarou a companhia, por meio de comunicado.
A petrolífera recomendou, ainda, que os usuários não clicassem nos links, por se tratar de um golpe com possibilidade de roubo de informações pessoais. "Ao clicar em um link desta mensagem, seus dados poderão ser roubados por pessoas mal-intencionadas que estão se aproveitando do momento da pandemia da covid-19", alertou.
"Confira sempre nossos canais oficiais para verificar a veracidade de promoções e convites suspeitos", sugeriu a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.