Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Doria não foi votar com máscara estampada com bandeira chinesa

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Douglas Maia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2020 15h49

Uma foto manipulada para que uma máscara com a bandeira da China apareça no rosto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já foi compartilhada mais de 1,5 mil vezes no Facebook neste domingo (15). A imagem foi divulgada na rede social com a legenda "João Doria do PSDB foi votar com máscara da bandeira da China. Alguém tem dúvida que esse safado representa os interesses do partido chinês no Brasil?".

Doria, no entanto, não usou a máscara vermelha quando compareceu hoje à sua seção eleitoral, no bairro Jardim Paulista, ao lado do candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) e da mulher, Bia Doria. O governador usava uma máscara preta, sem qualquer estampa ou referência à China, como mostram as imagens captadas pelos fotógrafos que acompanharam a votação do governador no local.

A foto que passou por manipulação foi tirada enquanto o governador ia de sua casa, a pé, até o local de votação na manhã deste domingo. Um vídeo publicado por Doria nos stories de seu perfil no Instagram mostra o governador percorrendo esse trajeto, também sem a suposta máscara estampada com a bandeira chinesa.

Nos stories do Instagram, Doria aparece com máscara preta, sem estampas - Reprodução - Reprodução
Nos stories do Instagram, Doria aparece com máscara preta, sem estampas
Imagem: Reprodução

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.