Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Marcelo Crivella lidere última pesquisa para Prefeitura do Rio

Post circula nas redes sociais - Arte/UOL
Post circula nas redes sociais Imagem: Arte/UOL

Douglas Maia

Colaboração para o UOL, em Curitiba

29/11/2020 17h25

Com mais de 700 compartilhamentos no Facebook até a tarde de hoje (29), uma postagem afirma que uma pesquisa divulgada no sábado (28), véspera das eleições municipais, indicaria uma virada de Marcello Crivella (Republicanos), atual prefeito do Rio de Janeiro. O texto afirma "Jogo virou dando: 55% Crivella 45% Eduardo. IBOPE SE CALOU", com muitas exclamações. A pesquisa é falsa.

O candidato Eduardo Paes (DEM) aparece à frente de Crivella em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o dia do segundo turno.

O site do TSE registra as pesquisas eleitorais a serem realizadas no país. Segundo o site, as últimas pesquisas de intenção de voto no Rio de Janeiro, divulgadas na véspera da eleição, foram: Ibope, Datafolha, e a pesquisa realizada pelo Real Time Big Data.

Todas as pesquisas apontam vitória de Paes. O candidato do DEM lidera com 68% dos votos válidos, contra 32% dos votos válidos para Crivella nas três pesquisas.

Desde o primeiro turno

Paes lidera a campanha de ponta a ponta —desde o primeiro turno, com uma margem segura em relação aos adversários.

No 1º turno, o democrata teve 37,01% dos votos contra 21,9% de Crivella —pouco menos de 400 mil votos de vantagem.

O único momento em que Paes sentiu a liderança ameaçada ocorreu em 23 de outubro, quando o Datafolha mostrou que a Delegada Martha Rocha (PDT) havia empatado numericamente com Crivella e vencia Paes nas simulações de 2º turno por 45% a 41%.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.