Protesto na Argentina era contra passaporte sanitário, não Lula
É falso que um vídeo de um protesto na Argentina que circula nas redes desde ontem (13) mostre uma manifestação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visitou o país na semana passada. O ato que aparece nos posts com a informação incorreta tinha como tema a oposição ao passaporte sanitário.
As publicações falsas mostram um protesto ocorrido no sábado (11) no Obelisco de Buenos Aires contra a exigência de comprovação de vacinação contra a covid-19 para maiores de 13 anos, que se tornará obrigatória para eventos a partir de 1º de janeiro.
No momento filmado da manifestação, é possível observar dois cartazes que mostram o real assunto do ato. Um deles diz "Libertad aquí y ahora siempre" ("Liberdade aqui e agora, sempre", em tradução livre), e o outro, "No al pase" (Não ao passaporte). Não há nenhuma referência a Lula nas imagens e no áudio.
Uma busca no Twitter com os termos "no al pase sanitário", "obelisco" e "Argentina" permitiu encontrar o mesmo vídeo da manifestação, assim como gravações do ato feitas de outros ângulos e publicadas na mesma data.
Um dos posts com a informação falsa, publicado pelo youtuber Fabiano Guiguet, tinha quase 60 mil visualizações no YouTube na tarde de hoje (14). O título do post diz que "manifesto gigantesco expulsou Lula da Argentina", enquanto o vídeo traz a frase "Argentina protesta contra a visita de Lula" — o que não é verdade. Também foram encontrados posts com o mesmo conteúdo no Facebook.
Lula viajou para Buenos Aires na quinta-feira (9) e se encontrou com o presidente Alberto Fernández no dia seguinte, quando participou de ato público em comemoração aos 38 anos de democracia na Argentina. Não há nenhum registro na imprensa local de que o petista tenha sido alvo de manifestações contrárias na viagem.
Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos e Lupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.