Link para ver 'valor a receber' de bancos é falso; BC alerta para golpes
É falso o link que promete "saque instantâneo via Pix" de valores a receber de bancos, como diz uma mensagem que circula no WhatsApp e foi encaminhada por um leitor para o UOL Confere via email (uolconfere@uol.com.br). O Banco Central informou via email que a página não pertence à instituição, e que o sistema para consulta dos valores só estará no ar a partir do dia 14.
"Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram", diz a mensagem com o link falso.
O BC disse que "não entra em contato com os cidadãos", e que "qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022".
Consulta deve ser feita no site do BC
O site do Banco Central de fato tem uma área específica para este tipo de consulta, chamada SVR (Sistema Valores a Receber).
A consulta era feita dentro de uma outra área do site do BC, a do Registrato, sistema pelo qual uma pessoa pode consultar seu histórico com instituições financeiras. No entanto, depois do anúncio da existência do recurso, no fim de janeiro, o sistema teve alta procura e saiu do ar um dia após seu lançamento. Para dar conta da demanda, o BC anunciou a criação de uma página específica para o SVR.
O Banco Central alerta que o pedido de resgate só pode ser feito com usuário e senha, e não é necessário fazer qualquer tipo de depósito prévio para nenhuma pessoa ou instituição.
"O BC alerta o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR", diz nota da instituição.
Esta checagem foi sugerida por um leitor do UOL Confere. Tem uma sugestão? Mande por email para uolconfere@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.