Fotos do presidente da Ucrânia com roupas militares são antigas
É falso que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteja no front da guerra contra a Rússia, como alegam posts que circulam desde os primeiros dias do conflito. Os boatos usam imagens antigas em que ele que aparece com fardamento militar. As fotos foram feitas em abril e dezembro de 2021, quando Zelensky visitou a região de Donbass, no leste da Ucrânia. A invasão russa ao território ucraniano, no entanto, só aconteceu em fevereiro deste ano.
Zelensky disse à CNN que comanda as forças ucranianas a partir de um bunker — estrutura construída embaixo da terra para resistir a projéteis de guerra — localizado em Kiev, capital do país. Hoje, o conflito chegou ao 12º dia, com mais de 1,7 milhão de pessoas fugindo da Ucrânia para sobreviver.
Os posts que retiraram de contexto as imagens do presidente ucraniano contam com milhares de compartilhamentos e interações no Facebook, no Twitter e no Instagram. A reportagem do UOL Confere verificou que posts com desinformação sobre o assunto circulam pelo menos desde 26 de fevereiro.
Onde encontrar as fotos originais
A partir de uma busca reversa das imagens, foi possível localizar os contextos originais das fotos. Uma delas foi publicada em uma reportagem da revista norte-americana Time em 12 de abril de 2021. A legenda informa a data e o local da foto (a região de Donbass, em 9 de abril de 2021), assim como a fonte (o site de relações com a imprensa da Presidência da Ucrânia, via agência Reuters).
Outras fotos utilizadas nos posts com informações falsas também estão no site do governo ucraniano, assim como no banco de dados da Getty Images, e podem ser vistas por qualquer pessoa com acesso à internet.
Guerra na Ucrânia
A guerra na Ucrânia teve início na madrugada do dia 24 de fevereiro, quando forças armadas da Rússia iniciaram uma ofensiva contra algumas regiões do país.
Após boatos sobre Zelensky ter abandonado a Ucrânia devido aos bombardeios, o presidente veio a público para afirmar que não deixará o país.
Os posts falsos sobre Zelensky no front de batalha também foram verificados pela AFP nacional e internacional, Aos Fatos, Lupa e Yahoo!.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.