André Mendonça não era ministro do STF quando foi a jogo com Bolsonaro
É falso que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (PL) ontem, para um jogo de futebol no estádio da Vila Belmiro, em Santos, como afirma um post que circula no Twitter. A foto utilizada para ilustrar a publicação é de novembro de 2019, quando Mendonça era advogado-geral da União.
O post diz que "ministro do STF acompanhar um presidente em jogo de futebol é algo estranho". No entanto, Mendonça não estava no Supremo na época da foto — ele só tomou posse na corte em dezembro de 2021.
Por meio de uma busca reversa da imagem, utilizando o Google, a reportagem do UOL Confere encontrou uma foto publicada em 17 de novembro de 2019 no perfil de André Mendonça no Twitter, na qual ele e Bolsonaro vestem as mesmas roupas da imagem que ilustra o post com a informação falsa. Mendonça e Bolsonaro estiveram juntos na Vila Belmiro na véspera, quando Santos e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
O UOL Esporte também publicou imagens de Mendonça de Bolsonaro lado a lado e com as mesmas roupas, e a reportagem explica que os dois foram ver a partida entre Santos e São Paulo. Até mesmo o homem que aparece entre os dois é o mesmo em todas as imagens.
A foto com a informação falsa passou circular depois que Bolsonaro foi à Vila Belmiro ontem para o jogo entre Santos e Coritiba.
O post checado pelo UOL Confere foi publicado por Roberta Luchsinger, que se candidatou deputada estadual em São Paulo pelo PT em 2018, mas não foi eleita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.