PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


André Mendonça não era ministro do STF quando foi a jogo com Bolsonaro

18.abr.2022 - André Mendonça não era ministro do STF quando foi a jogo com Bolsonaro - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @roluchsinger
18.abr.2022 - André Mendonça não era ministro do STF quando foi a jogo com Bolsonaro Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @roluchsinger

Rayanne Albuquerque

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 13h24Atualizada em 18/04/2022 13h27

É falso que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (PL) ontem, para um jogo de futebol no estádio da Vila Belmiro, em Santos, como afirma um post que circula no Twitter. A foto utilizada para ilustrar a publicação é de novembro de 2019, quando Mendonça era advogado-geral da União.

O post diz que "ministro do STF acompanhar um presidente em jogo de futebol é algo estranho". No entanto, Mendonça não estava no Supremo na época da foto — ele só tomou posse na corte em dezembro de 2021.

Por meio de uma busca reversa da imagem, utilizando o Google, a reportagem do UOL Confere encontrou uma foto publicada em 17 de novembro de 2019 no perfil de André Mendonça no Twitter, na qual ele e Bolsonaro vestem as mesmas roupas da imagem que ilustra o post com a informação falsa. Mendonça e Bolsonaro estiveram juntos na Vila Belmiro na véspera, quando Santos e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

O UOL Esporte também publicou imagens de Mendonça de Bolsonaro lado a lado e com as mesmas roupas, e a reportagem explica que os dois foram ver a partida entre Santos e São Paulo. Até mesmo o homem que aparece entre os dois é o mesmo em todas as imagens.

Jair Bolsonaro e André Mendonça na Vila Belmiro em novembro de 2019 - 16.nov.2019 - Maurício de Souza/Diário do Litoral/Estadão Conteúdo - 16.nov.2019 - Maurício de Souza/Diário do Litoral/Estadão Conteúdo
Jair Bolsonaro e André Mendonça na Vila Belmiro em novembro de 2019
Imagem: 16.nov.2019 - Maurício de Souza/Diário do Litoral/Estadão Conteúdo

A foto com a informação falsa passou circular depois que Bolsonaro foi à Vila Belmiro ontem para o jogo entre Santos e Coritiba.

O post checado pelo UOL Confere foi publicado por Roberta Luchsinger, que se candidatou deputada estadual em São Paulo pelo PT em 2018, mas não foi eleita.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.