Post distorce fala de Lula e diz que político tem 'relação com o demônio'
Um vídeo que distorce o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento em agosto de 2021, em Salvador, voltou a circular nas redes sociais em uma publicação de 9 de agosto. A montagem, de pouco mais de um minuto, leva a crer que o candidato ao Planalto afirma que tem "relação com o demônio", mas a frase está fora de contexto e foi editada nas imagens compartilhadas no Facebook.
O que diz a postagem: O vídeo manipulado começa com uma declaração verdadeira da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), porém, feita em 2018, na Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais, na Argentina. "E ser capaz de fazer todas as alianças necessárias com todos os segmentos. A gente fará aliança até com o diabo", disse a petista (veja a fala em 23m50s deste vídeo). Na montagem, a última frase de Dilma é repetida outras duas vezes.
Logo em seguida, são inseridas duas falas de Lula, de 2021.
"Eu, ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo, como é que chama? Me entregaram um xangô", diz inicialmente.
No trecho seguinte, o ex-presidente diz: "Relação com o demônio. Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim".
É possível constatar um corte na fala do ex-presidente pela interrupção no áudio e pela posição diferente do político no palco, da primeira para a segunda declaração.
Por último, é usado um trecho da ebomi Nice de Yansa no mesmo evento. Porém, a declaração também foi descontextualizada, cortada e modificada.
"Me sinto lisonjeada de estar neste exato momento representando a Boa Morte", a fala é cortada e, na sequência, é inserida novamente a declaração de Dilma.
Em seguida, aparece o restante da manifestação de Nise: "Peço ao nosso glorioso pai Oxalá que ilumine e que proteja ao nosso grande presidente Lula. Que ele tenha uma boa morte".
O que disse Lula: A montagem foi extraída da transmissão do evento "Movimento Social Negro da Bahia na Luta com Luta", realizado em agosto de 2021. Essa não é a primeira vez que a mesma frase manipulada circula nas redes sociais. Em janeiro, o UOL Confere também constatou a mesma montagem.
Na declaração original e sem cortes, Lula diz a partir de 1h58m que é alvo de bolsonaristas que o acusam de ter "relação com o demônio".
"Vocês sabem que eu tenho conversado com muita gente da religião de matrizes africanas, e eu sei que os bolsonaristas estão fazendo uma verdadeira guerra na rede social. Eu, ontem, quando eu cheguei, as mulheres no palco jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um xangô, e nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim", afirmou o ex-presidente na ocasião.
A frase destacada acima é o trecho suprimido da montagem que circula nas redes sociais.
Lula também afirma no evento que é católico e que respeita as religiões de matrizes africanas, o que não aparece na montagem.
Já em relação à ebomi Nice de Yansa, a palavra "sorte" foi alterada para "morte" na montagem. Veja o vídeo aqui.
O trecho original é o seguinte: "Me sinto lisonjeada de estar neste exato momento representando a Boa Morte. Pelo ao nosso glorioso pai Oxalá que ele ilumine e que proteja o nosso presidente Lula, que ele tenha uma boa sorte, seja feliz, prosperidade, saúde que ele possa reinar. Ele sempre reinou e vai reinar sempre."
Além disso, o vídeo não informa que ela faz parte da Irmandade da Boa Morte, uma confraria afro-religiosa formada apenas por mulheres e que nasceu em Cachoeira, na Bahia. O movimento faz referência à Nossa Senhora da Boa Morte, cultuada pela Igreja Católica.
Repercussão: A postagem falsa teve 2,7 mil visualizações, 195 compartilhamentos, 16 curtidas e dois comentários.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.