Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo falso de Fabíola Cidral é usado para atacar Vera Magalhães nas redes

29.ago.2022 - Vídeo falso omite trecho em que Fabíola Cidral se refere à candidata Simone Tebet - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
29.ago.2022 - Vídeo falso omite trecho em que Fabíola Cidral se refere à candidata Simone Tebet Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Gabryella Garcia

Colaboração para o UOL

30/08/2022 17h59

Uma versão editada de um vídeo da apresentadora Fabíola Cidral, do UOL, circula nas redes sociais em publicações que atacam a jornalista Vera Magalhães, alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no primeiro debate dos presidenciáveis, promovido por UOL, Band, Folha de S. Paulo e TV Cultura no último domingo (28). Na versão original do vídeo, Fabíola se referia à candidata Simone Tebet (MDB) e não a Vera, como alegam os posts. O trecho em que apresentadora menciona a senadora é omitido nas publicações.

O que diz o vídeo falso? Uma das postagens compartilhadas por perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) traz o seguinte texto: "Âncora revela que Vera Magalhães agiu como militante de propósito, para irritar o Presidente Jair Bolsonaro".

No vídeo manipulado, é possível perceber que há um corte na fala de Fabíola para dar a entender que ela se refere a vera. As imagens não mostram a apresentadora mencionando a quem está se referindo, exibe apenas a seguinte fala: "Com ela logo na sequência, e ela disse que sabia que ele [Bolsonaro] ficaria nervoso".

O que realmente aconteceu? Fabíola não se refere a Vera Magalhães, como diz o texto do post, mas à candidata Simone Tebet (MDB), citada no trecho que foi omitido pela publicação. A fala original da jornalista é:

"Acho que o momento mais quente do debate foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram. E eu vou confessar uma coisa: eu conversei com ela logo na sequência, e ela disse que sabia que ele [Bolsonaro] ficaria nervoso", contou Fabíola. Segundo a jornalista, Tebet afirmou que "fez até de propósito para mostrar quem ele é".

A postagem compartilhada pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, diz que Fabíola se refere a Vera Magalhães, que foi atacada pelo chefe do Executivo durante o debate.

O ataque do presidente a Vera

Durante o debate, Bolsonaro atacou Vera Magalhães e a chamou de "vergonha do jornalismo". A ofensa aconteceu após a jornalista questionar o mandatário sobre vacinação.

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como este, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro.

Rejeitado pelo eleitorado feminino, Bolsonaro tem voltado a sua campanha, incluindo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro nos atos, por exemplo, para conseguir votos das mulheres.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.