Em Minas, Lula acerta dados sobre fome
O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acertou ao citar dados sobre a fome e o combate à fome no país durante agenda de campanha em Montes Claros (MG).
Em entrevista coletiva, Lula afirmou:
No Brasil, são mais de 33 milhões de pessoas (passando fome).
O dado está correto. De acordo com a segunda e mais recente versão do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 elaborado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), 33 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, fome.
Ainda falando sobre o tema da fome, Lula disse:
Faz cinco anos que não tem aumento na merenda escolar
A informação também está correta. Segundo reportagem do colunista do UOL Carlos Madeiro, o valor da merenda escolar está congelado desde 2017. Um reajuste de 34% tinha sido aprovado pelo Congresso na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano que vem, mas a proposta foi vetada pelo presidente no dia 10 de agosto. Hoje, o valor que o governo federal repassa para cada refeição de aluno do ensino fundamental é de R$0,36.
A primeira coisa que ele (Bolsonaro) fez foi acabar com o Consea.
A Medida Provisória 870, primeira assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 1 de janeiro de 2019, que reorganizou os órgãos da Presidência e dos ministérios, retirou da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de 2006, os mecanismos de participação social, extinguindo o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).
O Conselho. Criado em decreto assinado por Itamar Franco em 1993, o Consea era formado em ? por representantes da sociedade civil que, de forma voluntária, tinham o objetivo de avaliar e auxiliar na formulação de políticas públicas de combate à fome e à miséria.
Esse país, em 2012, saiu do mapa da fome.
Impreciso. O relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), que avalia a situação da insegurança alimentar no mundo e revelou que o Brasil tinha saído do Mapa da Fome da ONU foi divulgado em 2014.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.