Randolfe não disse que Vitória teve ato pró-Bolsonaro com apoio da Nestlé
Uma montagem que circula no Facebook desinforma ao compartilhar duas postagens falsas atribuídas ao perfil do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Twitter. As publicações enganam ao informarem que parlamentar teria afirmado que uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Vitória, teria sido patrocinada pela empresa Nestlé e depois, corrigido a informação. Contudo, nenhuma das postagens existiu.
O que diz a publicação? A postagem no Facebook compartilha dois supostos prints que teriam sido publicados pelo senador no Twitter. As montagens estão acompanhadas por uma legenda na qual afirma que Randolfe cometeu uma "gafe".
"O senador mal-informado cometeu mais uma 'gafe': considerou uma aglomeração popular de uma tradicional corrida como se fosse uma passeata pró-Bolsonaro, pelo tanto de gente com camisa verde e amarela", diz a legenda.
A foto é composta por duas publicações que nunca existiram. A primeira publicação aparece com a data de 25 de setembro de 2022, com horário de 10h33:
"Acabamos de receber a informação (com fotos) de que há uma manifestação pró-Bolsonaro na 3ª ponte em Vitória-ES patrocinada pela fábrica de chocolates Garoto (Nestlé). Já estamos acionando o TSE, pois é crime eleitoral receber dinheiro de empresas".
A segunda publicação é do mesmo dia, mas às 10h46. Nela, o senador estaria pedindo desculpas após receber a informação de que a aglomeração não seria uma manifestação pró-Bolsonaro.
"Checamos a informação sobre a manifestação pró-Bolsonaro em Vitória supostamente patrocinada pela Nestlé, e me foi confirmado que lá acontece uma corrida tradicional há décadas e não tem relação com Bolsonaro, já estamos apagando o Tweet".
Randolfe não publicou informações que aparecem na montagem. Na data de 25 de setembro, não existe qualquer publicação do parlamentar com menção às publicações que circulam no Facebook.
Elas também não aparecem no Internet Archive, um site que salva postagens de determinados perfis no Twitter, mesmo que elas sejam apagadas.
Em nota, o senador confirmou que usaram o perfil dele para inventar as postagens.
"É falsa a publicação - datada em 25/09/2022, às 10h33 - em que o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz ter recebido informação sobre um ato pró-Bolsonaro sendo patrocinado por uma fábrica de chocolates. Também é falsa a publicação - datada em 25/09/2022, às 10h46 - em que o senador teria desmentido a informação sobre o suposto ato e, em seguida, dito que iria apagar a postagem do Twitter", afirmou.
"Trata-se de mais uma tentativa de manipular o povo brasileiro e descredibilizar a imagem do parlamentar na última semana da eleição mais importante da história do país", completou o parlamentar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.