Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Ipec não deixou de fazer pesquisa boca de urna por já ter errado resultados

02.out.2022 - Primeira parcial será liberada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral); por isso Ipec não fara pesquisas boca de urna em 2022 - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
02.out.2022 - Primeira parcial será liberada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral); por isso Ipec não fara pesquisas boca de urna em 2022
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis (SC)

02/10/2022 13h51Atualizada em 02/10/2022 16h28

É falsa uma publicação que circula nas redes sociais sobre o Ipec (Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), ex-Ibope, que afirma que o instituto abriu mão de fazer pesquisas de boca de urna nas Eleições 2022 após ter errado resultados em votações anteriores. O Ipec confirma que, de fato, não fará esse tipo de levantamento neste ano, mas não por supostas falhas prévias. A justificativa é de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará a primeira parcial de resultados com uma quantidade de votos superior em relação a um eventual levantamento com entrevistados no dia da votação.

O que diz a publicação? "Ipec amarelou: O Ipec amarelou e decidiu não fazer pesquisa de boca de urna desta vez. Nas outras eleições, quando ainda se chamava Ibope, errou tanto que passou vergonha e mudou de nome. Não quer fazer isso outra vez". A publicação feita na manhã de hoje (2), já contava no início da tarde com 1.034 curtidas.

TSE publicará resultados mais rapidamente. O motivo pelo qual o Ipec não fará pesquisas de boca de urna é que, como o fim da votação em 2022 terá o mesmo horário em todo o Brasil, o resultado de uma pesquisa de boca de urna teria validade pequena em detrimento à primeira parcial de votos prevista pelo TSE, como explicou a diretora do Ipec Márcia Cavallari ao UOL News.

Em 2018, por exemplo, o TSE só poderia divulgar os primeiros resultados após o último estado encerrar a votação, que no caso, era o Acre por causa do fuso horário. Naquele ano, a primeira parcial foi publicada após às 18h.

"Na hora que o TSE divulgar a primeira parcial, já vai ser uma quantidade de votos muito maior do que qualquer pesquisa de boca de urna que a gente possa fazer. Então, a durabilidade de uma pesquisa de boca de urna é muito pequena", disse Cavallari, que ainda citou o fato de o levantamento ser caro.

Ibope acertou em 2018. A tradicional pesquisa boca de urna é divulgada no dia da votação, sempre depois que as urnas são lacradas, às 17h, e possui regras diferenciadas.

Em 2018, o extinto Ibope realizou a pesquisa de boca de urna do segundo turno, apontando o então candidato Jair Bolsonaro como o vencedor das eleições à Presidência da República com 56% de intenções de voto, contra 44% de Fernando Haddad (PT). O levantamento foi muito próximo ao resultado das urnas, quando Bolsonaro obteve 55,13%, e Haddad, 44,87%.

Na ocasião, foram entrevistados 30 mil eleitores e o intervalo de confiança estimado em 99%.

O que é o Ipec? O instituto foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O instituto aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Para o UOL Confere, o selo "falso" se aplica a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.