Fala de Ciro Gomes é tirada de contexto para alegar fraude nas urnas
O candidato derrotado do PDT à presidência, Ciro Gomes, não se referia às urnas eletrônicas quando afirmou que o Brasil sofreria com fraudes no processo eleitoral, como dizem publicações distorcidas compartilhadas nas redes sociais. A declaração foi retirada de contexto.
O que dizem as publicações? As postagens desinformativas compartilham uma montagem com fotos de Ciro e do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, acompanhada do texto: "Urgente! Ciro Gomes diz: 'País sofrerá a maior fraude eleitoral da História'".
O discurso original, de 26 de setembro, na verdade, comprova a defesa de Ciro Gomes à inviolabilidade das urnas eletrônicas e a sua confiança no processo eleitoral.
O Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da nossa história. Não a mentirosa fraude das urnas eletrônicas inventada por Bolsonaro, mas a fraude do estelionato eleitoral, que sofreram as vítimas que apertaram nas urnas invioláveis o 13 ou o 22."
Viralização. Publicado há 12 horas, o conteúdo inverídico já tem mais de 57 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) no Facebook.
Até o momento, não há comprovação de fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022 ou em pleitos anteriores. Veja as desinformações sobre as urnas eletrônicas já desmentidas pelo UOL Confere.
O UOL Confere aplica o selo distorcido nos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.