Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Fala de Ciro Gomes é tirada de contexto para alegar fraude nas urnas

3.out.2022 - Ao falar de fraude eleitoral em 2022, Ciro Gomes não se refere às urnas eletrônicas - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
3.out.2022 - Ao falar de fraude eleitoral em 2022, Ciro Gomes não se refere às urnas eletrônicas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 17h34

O candidato derrotado do PDT à presidência, Ciro Gomes, não se referia às urnas eletrônicas quando afirmou que o Brasil sofreria com fraudes no processo eleitoral, como dizem publicações distorcidas compartilhadas nas redes sociais. A declaração foi retirada de contexto.

O que dizem as publicações? As postagens desinformativas compartilham uma montagem com fotos de Ciro e do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, acompanhada do texto: "Urgente! Ciro Gomes diz: 'País sofrerá a maior fraude eleitoral da História'".

O discurso original, de 26 de setembro, na verdade, comprova a defesa de Ciro Gomes à inviolabilidade das urnas eletrônicas e a sua confiança no processo eleitoral.

O Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da nossa história. Não a mentirosa fraude das urnas eletrônicas inventada por Bolsonaro, mas a fraude do estelionato eleitoral, que sofreram as vítimas que apertaram nas urnas invioláveis o 13 ou o 22."

Viralização. Publicado há 12 horas, o conteúdo inverídico já tem mais de 57 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) no Facebook.

Até o momento, não há comprovação de fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022 ou em pleitos anteriores. Veja as desinformações sobre as urnas eletrônicas já desmentidas pelo UOL Confere.

O UOL Confere aplica o selo distorcido nos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.