É falso que brasileiros que moram em Cuba são proibidos de votar
Uma publicação que circula nas redes sociais desinforma ao dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora concorrem ao 2º turno à Presidência da República, não receberam nenhum voto de eleitores brasileiros em Cuba devido ao regime político vigente no país caribenho. Não existe qualquer proibição do governo local que impeça brasileiros de irem às urnas em solo cubano.
O que diz a publicação? Compartilhada no Instagram e no Twitter, a postagem diz o seguinte: "Urnas fechadas em Cuba! Bolsonaro: zero votos. Lula: zero votos. Lá ninguém pode votar. Viva a democracia!".
O post, publicado domingo (2), contava com mais de 13 mil curtidas no Instagram e outras 95 no Twitter na segunda-feira (3).
A publicação foi compartilhada por Eduardo Azevedo (PSC), eleito deputado estadual em Minas Gerais no último domingo.
Lula e Bolsonaro receberam votos em Cuba. Diferente do que informa a publicação, os brasileiros foram às urnas em Havana. Lá, Bolsonaro recebeu apenas 1 voto e Lula, 28, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ciro Gomes (PDT) e Luiz Felipe D'Avila (Novo) também receberam um voto, cada, completando a lista de candidatos escolhidos pelos brasileiros na ilha socialista, que é alvo de discursos de narrativas políticas entre simpatizantes da direita e da esquerda no Brasil.
De acordo com o TSE, não há restrição de qualquer governo local para brasileiros votarem no exterior. Para eleitores que estão fora do Brasil, o voto continua obrigatório e só é possível votar para presidente.
Na América Central e no Caribe, por exemplo, além de Cuba, outros 13 países possuem urnas nos consulados brasileiros para recolher os votos. Ao todo, são 697 mil eleitores brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que estão aptos a votar em 2022.
No geral, dados do TSE mostram que Lula venceu no exterior no primeiro turno, obtendo 47,13% dos votos válidos. Bolsonaro somou. 41,63%.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.