Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Moraes não passou cargo no TSE; Toffoli assume como ministro substituto

07.out.2022 - o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli foi, na verdade, empossado nesta terça-feira (4) como integrante substituto da Corte Eleitoral. - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
07.out.2022 - o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli foi, na verdade, empossado nesta terça-feira (4) como integrante substituto da Corte Eleitoral. Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 17h01

É falso que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, "passou cargo" para o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli. Toffoli foi, na verdade, empossado nesta terça-feira (4) como integrante substituto da Corte Eleitoral.

O que diz o post. "ALEXANDRE DE MORAES PASSA O CARGO PARA DIAS TÓFOLLI [sic.] O BICHO JÁ PEGOU".

Toffoli assumirá uma das vagas destinadas a membros do STF no TSE, aberta com a posse da ministra Cármen Lúcia como titular da Casa.

Durante o evento de posse de Toffoli, Moraes falou sobre a "satisfação" por ter a presença, pela segunda vez no TSE, de um colega e magistrado que já integrou o Tribunal Eleitoral, e que, inclusive, já tinha atuado na presidência do TSE nas Eleições Gerais de 2014.

"Queria dizer da minha alegria do retorno do ministro Toffoli ao TSE. Tenho certeza e convicção de que o regresso dele vem em ótima hora. No momento em que ocorrem as Eleições Gerais, o ministro vai poder contribuir com sua experiência. É sabido da sua paixão pela Justiça Eleitoral, e quem ganha é o Tribunal, especialmente essa presidência, que pode contar com a contribuição de três ex-presidentes desta Corte", disse Moraes.

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três vindos do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois juristas - advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Para cada categoria, há número igual de ministros substitutos, função agora destinada também a Toffoli.

O assunto teve aumento repentino de buscas nas últimas 24 horas, segundo o Google Trends.

Os nomes Moraes e Toffoli também estão nas pesquisas diárias de hoje (7).

Para o UOL Confere, são considerados falsos os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.