Apoiador de Lula na BA não foi preso por tiroteio em agenda de Tarcísio
É falso que um homem que aparece ao lado do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, durante ato do petista em Salvador (BA) tenha sido preso como um dos suspeitos pelo tiroteio durante agenda do candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Repubicanos).
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva
O que diz o post. "Atentado ao 'cândida' Tarcísio", diz a descrição da publicação no TikTok, compartilhada ontem. O vídeo começa com um trecho da passagem de Lula por Salvador, onde o homem alvo da desinformação aparece gritando ao lado do candidato. Na imagem, está escrito: "preste atenção no homem de cavanhaque e regata verde limão".
O candidato do PT, então, cumprimenta o homem, e aparece a seguinte mensagem: "Lula faz carinho nele". Na sequência, o vídeo mostra uma foto de três homens negros em uma viatura com a afirmação mentirosa: "preso, envolvido no atentado contra o candidato ao governo de São Paulo. Tarcísio".
Apuração. Em nota enviada ao UOL Confere, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) negou que algum suspeito tenha sido preso pela polícia. Até o momento, dois suspeitos foram identificados. Um deles é Felipe Silva de Lima, 27, que foi morto na troca de tiros. O outro é Rafael de Almeida Araujo, que estava garupa da moto de Felipe. Felipe chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Campo Limpo, mas não resistiu e morreu. Rafael está foragido.
A assessoria de comunicação da SSP-SP também afirmou que a foto em que três homens aparecem em uma viatura não seria uma ocorrência em São Paulo, já que as cores da viatura indicam a atuação da polícia de outro estado.
A SSP-BA não identificou o homem que aparece ao lado de Lula como um suspeito e ressaltou que a foto da viatura não poderia ser analisada, já que não se trata de uma imagem oficial.
Outra desinformação. O homem que aparece ao lado do candidato do PT no vídeo é Anderson Mamede, líder comunitário de um complexo formado por quatro bairros populares de Salvador: Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho. Ele também é alvo de outra mentira. Boatos que circulam nas redes sociais afirmam que ele seria líder de uma organização criminosa na região onde mora.
"É fake news a informação de que uma pessoa de apelido 'Rasta' lidere uma organização criminosa, no Complexo do Nordeste de Amaralina. Destaca ainda que um homem que tem a sua imagem atribuída, nas redes sociais, a esse suposto criminoso, registrou um Boletim de Ocorrência na 28a Delegacia Territorial (DT) do Nordeste de Amaralina", informou a SSP-BA.
Mamede publicou um vídeo nas redes sociais em que desmente o boato.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.