Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo omite que Lula falava de Bolsonaro ao dizer 'tenho que mentir'

19.out.2022 - Recorte do vídeo omite trecho imediatamente anterior em que Lula se refere a Bolsonaro; fala do presidente também foi distorcida - Arte/UOL sobre Reprodução
19.out.2022 - Recorte do vídeo omite trecho imediatamente anterior em que Lula se refere a Bolsonaro; fala do presidente também foi distorcida Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/10/2022 16h03Atualizada em 19/10/2022 16h10

É distorcido um trecho da entrevista do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz "tenho que mentir. É preciso mentir". O recorte que circula nas redes sociais omite o trecho imediatamente anterior, em que Lula se refere a Bolsonaro: "Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!". A transcrição da entrevista está disponível aqui. A checagem desse conteúdo foi sugerida por leitores do UOL pelo e-mail uolconfere@uol.com.br.

O que diz o vídeo? O vídeo é um recorte de 27 segundos de um trecho da fala de Lula (PT) em entrevista ao Flow Podcast nesta quarta-feira (18) em que ele diz. O recorte mostra apenas o seguinte trecho: "Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir. Porque sempre é mais fácil acreditar na mentira. Minha mãe dizia 'uma mentira, ela voa. A verdade engatinha'. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem, que são pessoas sérias. Só pra você ter ideia: todos os deputados que tiraram nota dez na Constituinte, todos os deputados não se reelegeram".

Por que é distorcido? O vídeo recortado omite que Lula se referia a uma frase supostamente dita por Jair Bolsonaro (PL). Lula não falava de si mesmo, como o vídeo dá a entender.

O petista afirma: "Você tem políticos sérios de centro, sabe? Você não precisa mentir. Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: "tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!".

Lula introduz o assunto no minuto 10:08. O vídeo recortado, que omite o contexto anterior, mostra o trecho de 10:26 a 10:54.

Bolsonaro não assumiu que mente. Lula se referiu a falas de Bolsonaro em entrevista a um podcast de influenciadores de torcidas de futebol na última sexta-feira (14), mas o presidente não assumiu que mente, como disse Lula. A entrevista foi tirada do ar pelo YouTube por violar a política sobre informações médicas da plataforma, mas o conteúdo pode ser consultado no banco de discursos do Aos Fatos, com a transcrição e o áudio. O trecho da fala de Bolsonaro pode ser ouvido entre 14:26 e 14:45.

O que disse Bolsonaro? "Essa é a pior coisa que pode existir. E eu lembro usando essa passagem do João 32 quantas vezes nego chegar pra mim e falar 'oh, falando a verdade tu não vai chegar a lugar nenhum, você tem que mentir, cara. Falar que vai criar dez milhões de empregos. Cinquenta milhões de casas populares. Vou triplicar o salário mínimo. Se não falar isso aí, tu não vai chegar'. E a regra é mentir. Quem mente mais com alguma inteligência, chega. E não estou falando nenhuma mentira aqui. É verdade. É verdade. Tanto é que o pessoal fala muito pra mim agora: 'você não pode falar assim o que você fez. Tem que falar o que você vai fazer'".

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.