Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Felipe Neto e Janones não fizeram promessas sobre entrevista de Bolsonaro

21.out.2022 - Supostos tuítes de Felipe Neto e André Janones são falsos - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
21.out.2022 - Supostos tuítes de Felipe Neto e André Janones são falsos Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

21/10/2022 20h45Atualizada em 21/10/2022 20h45

São falsos os tuítes que circulam nas redes sociais em que o influenciador digital Felipe Neto e o deputado federal André Janones (Avante-MG) fazem promessas a serem cumpridas caso a entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) superasse o recorde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que diz o post? O suposto tuíte de Janones, apoiador de Lula, diz o seguinte: "se o Bolsonaro bater o recorde do Lula no podcast Inteligência LTDA hoje, 18h30, eu entrego meu mandato! Impossível ele bater. Se bater, adeus, Câmara, para mim. Vejam como tenho certeza disso a ponto de apostar meu mandato. Aguardem!".

Já a publicação falsa sobre Felipe Neto, que também tem se engajado nas redes sociais a favor do petista, tem a seguinte mensagem: "o canalha do genocida quer bater o recorde do Lula no podcast Inteligência LTDA hoje. Se esse criminoso bater o recorde, eu fecho o meu canal e vou embora do país. O podcast começa 18h30. Sugiro um panelaço bem no horário. Nossas panelas irão calar os milicianos".

Dois dias depois da entrevista de Lula ao Flow Podcast, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu bater o recorde de audiência simultânea em um podcast, no YouTube. Foram mais de 1,1 milhão de internautas simultâneos, que acompanharam a entrevista do atual mandatário no Inteligência Ltda.

Porém, as supostas promessas feitas por Felipe Neto e André Janones são falsas.

Apuração. O UOL Confere não localizou as mensagens nos perfis oficiais de Felipe Neto e André Janones por meio da busca avançada do Twitter.

A publicação do deputado federal não foi apagada da rede social. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos.

Outra característica que reforça que os tuítes são falsos é a aparência das duas publicações. Diferente das postagens originais da rede social, essas mensagens falsas estão em negrito e escritas com uma fonte diferente da utilizada pela plataforma.

Felipe Neto e André Janones também desmentiram os tuítes. "O cara é presidente da República, e precisou de uma montagem tosca dessa pra ter audiência? Eu sou 'foda', hein? Nem sou candidato a nada e estou sendo protagonista na disputa presidencial mais equilibrada da história! Obrigado, 'minions'!", escreveu o deputado federal.

"Que delícia, vários processos para abrir contra quem está divulgando 'print fake' de que eu iria sair do país e fechar meu canal. Mais dinheiro fácil saindo de bolsonarista que não estuda", disse o influenciador digital.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.