Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que governo de transição de Lula tenha 18 membros condenados

21.nov.2022 - Post de Damares Alves (Republicanos) mente sobre governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
21.nov.2022 - Post de Damares Alves (Republicanos) mente sobre governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Do UOL, São Paulo

21/11/2022 16h47

É falso que o governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha 18 nomes condenados ou suspeitos de crimes de corrupção, como compartilhou a senadora eleita Damares Alves (Republicanos) em suas redes sociais. A equipe de transição para o governo petista inclui pelo menos 21 pessoas que, de fato, estiveram na mira da Operação Lava Jato, mas nenhum deles foi condenado em qualquer processo.

O que diz o post. Compartilhando título de matéria publicada no site "Brasil sem medo" -conhecido por propagar desinformação-, a publicação checada conta com foto e aspas de Damares. Na citação do post, é sugerido que há muitos membros do governo de transição de Lula com tornozeleiras eletrônicas.

"Tenho uma grande dúvida sobre o funcionamento dos detectores de metais lá do prédio onde está reunido o Governo de Transição. Será que existe algum especial que não detecte tornozeleiras eletrônicas? Será que a fila para passa (sic) por ele é muito grande?", diz.

Nenhuma condenação. Há integrantes do grupo de transição de Lulaque chegaram a ser presos ou alvos de denúncias, no entanto, nenhum com condenação. A maioria deles foi citada na delação da empreiteira Odebrecht, que atingiu mais de 200 pessoas. Também há nomes envolvidos em outras frentes da Lava Jato, que tratam da Petrobras e de outras estatais.

Quais membros foram denunciados? Dos 21 nomes que foram investigados pela Lava Jato, sete chegaram a ser alvos de acusações formais, mas acabaram absolvidos ou estão com os processos em andamento.

Chefias da transição. A lista dos integrantes que foram alvo da Lava Jato tem nomes que estão na chefia da transição, inclusive seu coordenador, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Também estão nela a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, coordenadora de articulação política da equipe, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordena os grupos técnicos.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

*Com reportagem de Herculano Barreto Filho e Rafael Neves de 18 de novembro.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.