Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lula decretou troca de nome de coxão duro para picanha

Lula não decretou troca de nome de coxão duro para picanha - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp
Lula não decretou troca de nome de coxão duro para picanha Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

05/01/2023 17h37

Circula nas redes sociais um falso decreto em que o presidente Lula determina a troca de nome de cortes bovinos. Segundo o texto falso, coxão duro passará a se chamar picanha. Há também uma versão com acém. Não houve qualquer decreto desta natureza no novo governo.

A checagem foi solicitada por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

A desinformação faz alusão à promessa de que trabalhadores voltariam a tomar cerveja e comer picanha, frequente nos discursos de campanha do petista à Presidência da República e ironizada por bolsonaristas.

O que diz o texto falso? "O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto nos Capítulos I e IV da Lei nº 11.484, de 31 de maio de 2007, e na Lei nº 14.302, de 7 de janeiro de 2022.

Art. 1º O Decreto altera o nome do corte bovino coxão duro, determinado que a partir da publicação desse decreto, passe a se chamar Picanha".

As leis citadas no texto da desinformação não têm qualquer relação com o setor agropecuário ou a comercialização de cortes bovinos.

Não houve qualquer publicação com o termo picanha no Diário Oficial da União da posse do novo presidente até esta quinta-feira (5).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.