Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post usa reportagem de 2014 para mentir sobre morte de detidos em Brasília

13.jan.2023 - Reportagem é sobre morte de uma idosa vítima de atropelamento na Paraíba em 2014 - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
13.jan.2023 - Reportagem é sobre morte de uma idosa vítima de atropelamento na Paraíba em 2014 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/01/2023 13h14

É falso que o ministro Alexandre de Moraes está "mandando matar patriotas".

Publicação falsa usa uma reportagem de 2014 sobre a morte de uma idosa vítima de atropelamento para sugerir que o óbito teria acontecido entre uma pessoa detida por atos golpistas em Brasília no último domingo (8). Não houve mortes.

O que diz o post? O vídeo exibe trecho de uma reportagem que mostra familiares de uma idosa vítima de atropelamento recebendo a informação de que ela morreu. Em cima, há o texto "Xandão do PCC tá mandando matar os patriotas e as frouxas armadas não fazem nada".

Reportagem de 2014. A reportagem foi publicada no YouTube no dia 3 de junho de 2014 pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba (veja aqui).

Cícera Ribeiro dos Santos, de 79 anos, foi atropelada por um motoqueiro enquanto atravessava a rua na faixa de pedestres e não sobreviveu.

Sem mortes entre detidos. Há dias bolsonaristas veiculam notícias falsas sobre mortes de idosas detidas. Entre as fake news, chegou a circular a foto de uma mulher que morreu em outubro do ano passado. Segundo a PF, não há registro de mortes.

Idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças estão entre os 684 detidos que foram liberados e vão responder em liberdade.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.