Post usa reportagem de 2014 para mentir sobre morte de detidos em Brasília
É falso que o ministro Alexandre de Moraes está "mandando matar patriotas".
Publicação falsa usa uma reportagem de 2014 sobre a morte de uma idosa vítima de atropelamento para sugerir que o óbito teria acontecido entre uma pessoa detida por atos golpistas em Brasília no último domingo (8). Não houve mortes.
O que diz o post? O vídeo exibe trecho de uma reportagem que mostra familiares de uma idosa vítima de atropelamento recebendo a informação de que ela morreu. Em cima, há o texto "Xandão do PCC tá mandando matar os patriotas e as frouxas armadas não fazem nada".
Reportagem de 2014. A reportagem foi publicada no YouTube no dia 3 de junho de 2014 pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba (veja aqui).
Cícera Ribeiro dos Santos, de 79 anos, foi atropelada por um motoqueiro enquanto atravessava a rua na faixa de pedestres e não sobreviveu.
Sem mortes entre detidos. Há dias bolsonaristas veiculam notícias falsas sobre mortes de idosas detidas. Entre as fake news, chegou a circular a foto de uma mulher que morreu em outubro do ano passado. Segundo a PF, não há registro de mortes.
Idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças estão entre os 684 detidos que foram liberados e vão responder em liberdade.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.