Covid-19: cenas de desmaios são distorcidas para enganar sobre vacinação
É distorcido o vídeo que associa cenas de políticos e representantes de Estado desmaiando supostamente após terem tomado a quarta dose da vacina contra covid-19.
"Quem quer a quarta dose", diz a legenda do material enganoso. No entanto, das seis cenas reproduzidas na gravação, quatro delas aconteceram antes mesmo do início da pandemia. As outras duas são de julho de 2020 (a primeira dose foi aplicada pela primeira vez no mundo cinco meses depois, em 8 de dezembro) e de abril de 2021, quando parte da população adulta mundial ainda não tinha sido vacinada nem com a primeira dose.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
Confira o contexto de cada um dos vídeos:
O primeiro vídeo editado que aparece na coletânea falsa mostra a chefe da Agência Dinamarquesa de Medicamentos, Tanja Erichsen, desmaiando em coletiva de imprensa sobre a descontinuação do uso da vacina da Astrazeneca no país (veja acima o vídeo original).
O desmaio, ocorrido em abril de 2021, não está relacionado à imunização contra covid-19. O site dinamarquês de checagens TjekDet comprovou que Erichsen ainda não tinha tomado nenhuma dose da vacina contra o novo coronavírus.
O segundo trecho do vídeo distorcido é de 2017 e mostra o governador do estado americano de Minnesota, Mark Dayton, desmaiando durante um discurso anual para deputados no Capitólio Estadual do Minnesota (veja acima o vídeo original).
No dia seguinte, o político anunciou que estava com câncer de próstata e que a doença teria sido o motivo do desmaio.
A terceira cena retratada mostra o ministro das Relações Exteriores de Burkina Faso, Djibrill Bassolé, desmaiando durante uma coletiva de imprensa em Ancara, capital da Turquia, em maio de 2013 (confira acima a cena original).
Na época, o político estava fatigado e com Influenza o que teria causado o seu desmaio, segundo a Anadolu Angency, da Turquia.
De fevereiro de 2016, o quarto vídeo associado enganosamente à vacina contra covid-19 mostra o major-general James Martin Jr., tesoureiro da Força Aérea americanas, desmaiando em um púlpito durante discurso no Pentágono. A pandemia de covid-19 só seria declarada quatro anos depois, em 2020.
O quinto vídeo mostra o ex-presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, em 2014, desmaiando durante discurso para as tropas no Dia de Portugal.
Na época, o então chefe de Estado recebeu o atendimento médico no local por cerca de 20 minutos. A cerimônia foi suspensa até que Silva conseguisse se recompor e retomar o discurso.
Como escrito no vídeo descontextualizado, em tradução livre, "um funcionário da Asda desmaiou em frente ao príncipe Charles durante uma visita". O sexto vídeo mostra um entregador, em julho de 2020, conversando com o atual rei inglês sobre a entrega de produtos para clientes durante a pandemia.
A vacina não foi a causa do desmaio, já que a vacinação só começou no Reino Unido cinco meses depois. "A magnitude do momento foi um pouco demais para um de nossos colegas que desmaiou brevemente", disse ao Express UK um porta-voz da Asda.
A cena foi gravada durante a visita real do príncipe de Wales a Avonmouth.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.