Vídeo mostra mina de jade em Mianmar, não fuga de garimpeiros em Roraima
São falsas as publicações que afirmam que um vídeo que mostra várias pessoas correndo em uma região de mineração sejam garimpeiros ilegais fugindo da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Há posts que afirmam que os garimpeiros estariam indo em direção à Venezuela, o que também é falso. Na verdade, o vídeo mostra uma mina de jade em Mianmar, na Ásia.
Como checamos? Uma busca reversa identificou similaridades entre as imagens do vídeo e uma mina de jade em Mianmar. Reportagens da BBC (veja aqui) e da Revista Time (aqui) mostram o local e os perigos que os catadores de jade correm nessas minas, que têm alta incidência de acidentes, como deslizamentos (veja aqui). O país tem as maiores reservas da pedra preciosa no mundo.
O UOL Confere entrou em contato com checadores de Mianmar por meio da IFCN (Internacional Fact-Checking Network) —Rede Internacional de Checadores, em tradução livre— que confirmaram que as imagens do vídeo são de uma mina de jade na cidade de Hpakant, em Kachin State. O UOL Confere não conseguiu identificar quando as imagens foram feitas.
A desinformação foi publicada no Instagram do site Diário do Centro do Mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.