Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mostra mina de jade em Mianmar, não fuga de garimpeiros em Roraima

09.fev.2023 - Vídeo mostra mina de jade em Mianmar, não garimpo ilegal em Roraima - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
09.fev.2023 - Vídeo mostra mina de jade em Mianmar, não garimpo ilegal em Roraima Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/02/2023 15h37

São falsas as publicações que afirmam que um vídeo que mostra várias pessoas correndo em uma região de mineração sejam garimpeiros ilegais fugindo da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Há posts que afirmam que os garimpeiros estariam indo em direção à Venezuela, o que também é falso. Na verdade, o vídeo mostra uma mina de jade em Mianmar, na Ásia.

Como checamos? Uma busca reversa identificou similaridades entre as imagens do vídeo e uma mina de jade em Mianmar. Reportagens da BBC (veja aqui) e da Revista Time (aqui) mostram o local e os perigos que os catadores de jade correm nessas minas, que têm alta incidência de acidentes, como deslizamentos (veja aqui). O país tem as maiores reservas da pedra preciosa no mundo.

O UOL Confere entrou em contato com checadores de Mianmar por meio da IFCN (Internacional Fact-Checking Network) —Rede Internacional de Checadores, em tradução livre— que confirmaram que as imagens do vídeo são de uma mina de jade na cidade de Hpakant, em Kachin State. O UOL Confere não conseguiu identificar quando as imagens foram feitas.

A desinformação foi publicada no Instagram do site Diário do Centro do Mundo.

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Lupa.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.