É falso que Cabral esteve na Sapucaí no Carnaval em 2023; foto é antiga
É falso que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB), condenado na Operação Lava Jato, tenha sido visto "curtindo o Carnaval" na Marquês de Sapucaí em 2023, como dizem posts no Twitter.
O político está em prisão domiciliar, que prevê o recolhimento noturno, impossibilitando sua presença no evento.
Uma das publicações dizia: "Alguém viu o Sérgio Cabral desfilando na Marquês de Sapucaí? Condenado a 435 anos por comprovadas corrupções, está livre e solto. E não devolveu o dinheiro roubado. Enquanto isso, os patriotas estão presos, amontoados em celas da prisão. Isso não é justo".
Segundo matéria do UOL, o ex-governador cumpriu seis anos da pena em regime fechado e deixou a cadeia em dezembro, passando à prisão domiciliar.
Apesar de não permanecer preso por esta condenação, ele deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá deixar o país. Ele deve ainda se apresentar à Justiça mensalmente.
Outra publicação mostra foto de Cabral ao lado do prefeito do RJ, Eduardo Paes (PSD), com a legenda: "Sérgio Cabral e seu pupilo, o prefeito Eduardo Paes do Rio. #Carnaval".
Fazendo uma busca reversa da imagem no TinEye, é possível identificar que as fotografias foram tiradas, na verdade, em 2016. Na época, o governador e o prefeito se encontraram durante a 2ª noite de desfiles no Rio de Janeiro e o encontro foi divulgado na mídia (veja aqui).
Em 2011, os dois também foram vistos pulando carnaval juntos, o que também foi noticiado (veja aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.