Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Incêndio de carro alegórico no Rio em 1992 circula como se fosse atual

27.fev.2023 - Vídeo de incêndio em carro alegórico que circula nas redes fora de contexto é de desfile da Viradouro de 1992 - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
27.fev.2023 - Vídeo de incêndio em carro alegórico que circula nas redes fora de contexto é de desfile da Viradouro de 1992 Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

27/02/2023 16h57Atualizada em 27/02/2023 17h10

Publicações que circulam nas redes sociais enganam ao sugerir que é deste ano o vídeo de um carro alegórico "que homenageava o diabo" pegando fogo na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O incêndio, na verdade, ocorreu em 1992, em um carro da Viradouro, no fim do desfile.

O que dizem as postagens? Há diferentes versões de postagens que distorcem o vídeo ao omitir o ano e a escola em questão. Um das publicações, compartilhada no Facebook, traz sobre as imagens a legenda: "carro que pegou fogo homenageava o diabo. Deus e (sic) maior queimou a imagem do Diabo no carnaval".

Neste ano, o Salgueiro recebeu críticas de religiosos por desfilar com um carro com uma escultura do diabo, que não pegou fogo. No desfile deste ano, o que pegou fogo foi um carro da Beija-Flor, ainda na concentração. Os bombeiros rapidamente controlaram as chamas e ninguém se feriu.

Incêndio em carro da Viradouro ocorreu há 30 anos. O carnavalesco e comentarista de Carnaval, Milton Cunha, relembrou o episódio em entrevista ao UOL, em 2022:

Foi uma epifania, estavam todos encantados enquanto a escola ia crescendo. E então começa um incêndio. A certeza de que só se ganha no final, quando a escola sai e recebe a nota dez. Tudo pode acontecer. Milton Cunha ao UOL.

Um vídeo com 17 minutos de parte do desfile da escola, publicado em 2014 no YouTube, mostra a correria para tentar salvar o carro alegórico.

O caso fez a Viradouro deixar o posto de favorita para lutar contra o rebaixamento após perder 13 pontos na nota final. Apesar disso, ainda conseguiu se manter no Grupo Especial.

Por que carro deste ano do Salgueiro virou polêmica? Logo após entrar na avenida, o carro que tinha a representação de um demônio virou assunto nas redes sociais em postagens de fundamentalistas religiosos, que chamaram a encenação de "profanação".

A escola levou para Sapucaí o samba-enredo "Delírios de um Paraíso Vermelho" e o carro alvo de críticas não cultuou um demônio, mas representou uma passagem bíblica.

Trata-se de uma representação de Apocalipse 12:7-9, quando Miguel e seus anjos lutaram contra as forças do diabo no céu.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.