Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que vacinação de Lula contra covid-19 foi forjada

01.mar.2023 - Vacina foi aplicada no presidente Lula pelo vice Geraldo Alckmin seguindo todos os protocolos de saúde - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
01.mar.2023 - Vacina foi aplicada no presidente Lula pelo vice Geraldo Alckmin seguindo todos os protocolos de saúde Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Milka Moura

Colaboração para o UOL, em Natal

01/03/2023 19h12

É falso que foi forjada a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 no presidente Lula, ao contrário do que dizem publicações que circulam nas redes sociais. Quem aplicou o imunizante foi o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico, no lançamento do Movimento Nacional Pela Vacinação, em um posto de saúde do Guará, no Distrito Federal, na segunda-feira (27).

Imagens do evento mostram que há, sim, líquido na seringa utilizada, que o êmbolo se move durante a aplicação, que não houve desperdício de imunizante e que todos os protocolos de saúde foram cumpridos.

É possível conferir todas estas informações na transmissão ao vivo do momento da aplicação, a partir da marca de 9 minutos e 30 segundos. Assista:

Uma das publicações falsas, que traz um vídeo de Lula sendo vacinado, tem o seguinte texto: "LULA PODE TER FORJADO SUA VACINAÇÃO E COMEMORADO 'RÔLA NO POVO'". Sobre as imagens, vem a legenda: "No teatro da vacina. Vejam algumas cenas assustadoras num único eventos (sic)".

O narrador do vídeo afirma: "Ele (Lula) não tomou a vacina, e eu vou provar isso para vocês. O Alckmin joga o conteúdo da seringa fora, e vai aplicar exatamente nada no braço do molusco (Lula). Não tem nada dentro da seringa, introduziu sem nada e não aplicou nada. É muito teatro, cara".

A publicação, de 28 de fevereiro, acumulou em 24 horas 4.700 reações, 2.100 comentários e 128 mil visualizações.

Alckmin não jogou vacina fora. O que o vice-presidente fez foi apenas tirar o ar da seringa, como é recomendado. "O conteúdo mínimo que se perde na manipulação da seringa e agulha [para retirar o ar] não afeta o resultado. Existe uma margem tranquila", diz o médico e presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.

O próprio Alckmin publicou um vídeo desmentindo o boato, e Lula compartilhou. Assista:

Esse conteúdo também foi checado por G1, Aos Fatos e Boatos.Org.

Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.