É montagem notícia sobre projeto para 'inocentar furto' de até R$ 400
É uma montagem a imagem de uma suposta matéria que afirma falsamente que um projeto de lei 2351/2023 prevê "inocentar furto" de até R$ 400. Nem o PL existe, nem a notícia foi publicada.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a publicação falsa? "Projeto de lei 2351/2023. Deputado Igor Silva PT para inocentar o furto mínimo no valor até 400 reais". O texto afirma: "Essa lei baseia-se no princípio da insignificância onde o autor não comete grave ameaça ou risco a vítima".
A matéria simula o design da editoria de política do portal de notícias g1, leva a assinatura de Ana da Silva e tem como data de publicação o dia 28 de fevereiro. Não há registro de nenhuma matéria como essa no portal (veja aqui) ou na lista de notícias da editoria (veja aqui) nesta data. Não há registro de Ana da Silva na equipe (veja aqui). O Grupo Globo afirma que o conteúdo "nunca foi publicado pelo g1".
Também não há menção à existência de um projeto de lei de número 2351/2023 no portal da Câmara dos Deputados (veja aqui). Além disso, não há nenhum deputado em exercício de nome Igor Silva (veja aqui). O nome também não aparece na relação de deputados ativos do PT, citado na imagem falsa (veja aqui).
Sugestões de pauta também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.