Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Símbolo em estacionamento de Natal (RN) é da neurodiversidade, não LGBTQIA+

29.mar.2023 - Símbolo representa neurodiversidade, não LGBTQIA+ - Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp
29.mar.2023 - Símbolo representa neurodiversidade, não LGBTQIA+ Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

29/03/2023 16h47

É falso que um estacionamento de shopping em Natal (RN) tenha vagas exclusivas para pessoas LGBTQIA+, como insinua um homem em vídeo com falas homofóbicas.

A vaga se destina a autistas. O símbolo de infinito com as cores do arco-íris, usado para sinalizá-la, representa a neurodiversidade.

O pedido de checagem foi enviado por leitores ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o vídeo

"Duas vagas reservadas para boiola", diz um homem ao mostrar uma vaga com o símbolo;

"Vaga de estacionamento para viado e fresco (sic) já é realidade em Natal (RN)", diz um texto sobre o vídeo.

Entenda o contexto

O vídeo com o conteúdo homofóbico foi gravado no estacionamento do Partage Norte Shopping Natal.

Ao UOL Carros, o shopping lamentou a propagação do conteúdo preconceituoso (veja aqui).

Todos os nossos shoppings possuem vagas especiais no estacionamento. As vagas especiais são monitoradas pela equipe do estacionamento para que sejam utilizadas de forma correta e são sinalizadas com o logotipo da neurodiversidade, símbolo desenvolvido e aceito pela comunidade autista. Ele consiste em um sinal do infinito nas cores do arco-íris, que celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do espectro" Partage Norte Shopping Natal, em nota a UOL Carros

Autistas são reconhecidos como pessoas com deficiência pela lei 12.764/2012 —chamada Lei Berenice Piana—, o que lhes garante o direito a vagas, assentos e atendimento prioritários.

O que é neurodiversidade?

  • Neurodiversidade é a variedade de composições neurológicas humanas. O conceito foi cunhado em 1998 pela socióloga australiana Judy Singer, que é autista e mãe de autista. Singer compara o conceito ao de biodiversidade (aqui, em inglês), que abrange a variação biológica de seres vivos (aqui) e inclui elementos tão diferentes como algas, árvores, insetos e mamíferos, por exemplo.
  • O conceito reduz o estigma sobre condições neurológicas atípicas --autismo, TDAH, bipolaridade, deficiência intelectual, etc-- ao entendê-las como parte da variabilidade natural humana.
  • O infinito com as cores do arco-íris também simboliza o orgulho autista, celebrado em 18 de junho. A data foi criada pelo grupo de autistas Aspies For Freedom em 2005, "para celebrar a neurodiversidade e as diferenças" (aqui, em inglês). Entre outros símbolos que se referem ao autismo, ativistas preferem o infinito por ter sido criado pelos próprios autistas para representar a diversidade do espectro.

Por que o post é homofóbico?

  • A homofobia é a aversão ou rejeição a homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.
  • O post se refere de forma pejorativa a pessoas LGBTQIA+ ao usar os termos "boiola", "viado" e "fresco".

Homofobia é crime

Conteúdo similar foi checado pelo UOL Confere mês passado. A desinformação usava uma montagem com o layout do g1 que afirmava falsamente que estacionamentos teriam vagas prioritárias LGBTQIA+ até 2024 (veja aqui).

Pedidos de checagem também podem ser enviados para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.