É falso que polícia concretou ladrão no Brasil; vídeo é de protesto alemão
É falso o conteúdo de uma postagem que circula nas redes sociais segundo o qual a mão de um ladrão foi colada no asfalto com cimento pela polícia brasileira.
O vídeo reproduzido não foi gravado no Brasil e mostra, na verdade, a mão de uma ativista ambiental alemã que se colou no asfalto de uma rodovia em Berlim durante um protesto do grupo Letzte Generation (Última geração).
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Conferepelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
"Concretaram a mão do ladrão. Esse castigo é novo", diz a legenda, acompanhada das hashtags "#bope #favela #policia #traficantes #operação #tráfico #choque #core #ladrão".
O vídeo de 22 segundos mostra um policial agachado, usando luvas azuis, segurando martelo e lima para tentar descolar a mão de uma pessoa que foi concretada no chão.
Por que é falso?
O vídeo original foi publicado no perfil do Letzte Generation no Twitter. A postagem tinha 118,8 milhões de visualizações até 19 de abril. "Um adepto da Última Geração está firmemente colado ao A103. Enquanto há escassez de água na Europa, nós, em Berlim, continuamos a resistir ao fomento da catástrofe climática. Você vai ficar de braços cruzados ou resistir pacificamente conosco?", diz a legenda, traduzida com auxílio do Google Tradutor.
Gravação é 15 de julho de 2022. Na ocasião, cerca de 50 ativistas do grupo ambiental bloquearam uma rodovia em Berlim. Uma das manifestantes concretou uma de suas mãos ao asfalto, obrigando a polícia a intervir, como mostrou a imprensa alemã (aqui).
O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
Viralização. O vídeo foi publicado por um canal do Youtube e, até 19 de abril, tinha 66 mil curtidas e 2.600 comentários.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.