Post usa vídeo de ataque a escola no AM como se fosse de atentado no CE
Um vídeo compartilhado de forma distorcida no Tik Tok mostra cenas de um ataque a uma escola de Manaus (AM) como se fosse de um colégio de Farias Brito (CE).
O atentado mencionado no post realmente ocorreu no município cearense, mas nem todas as imagens correspondem ao episódio.
O que mostra o vídeo?
A publicação exibe uma foto da fachada da escola em Farias Brito e, em seguida, um trecho de vídeo em que estudantes aparecem agitados em uma sala de aula.
"Um estudante do 9º ano atacou duas estudantes na escola municipal Isaac de Alcântara, no município do Ceará. As vítimas, de 9 anos, foram levadas para o hospital municipal da cidade", diz a legenda.
Por que o post é distorcido?
Foto é real, mas vídeo não corresponde ao episódio. A imagem estática que aparece no post é da Escola Municipal Isaac de Alcântara (CE), onde um ataque em 12 de abril deixou dois feridos.
O trecho em vídeo, porém, é de um atentado no Colégio Adventista de Manaus (AM) ocorrido no dia 10 abril (a partir de 0:45). Três pessoas ficaram feridas no episódio.
Repercussão regional. As mesmas cenas do ataque em Manaus (AM) foram divulgadas em portais de notícias da região Norte em plataformas como Instagram, Twitter e Tik Tok.
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Viralização. No Tik tok, a publicação de 13 de abril tem 1,4 milhão de visualizações, 24, 3 mil curtidas e 117 comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.