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Makro começou a fechar lojas em 2020, não no governo Lula

20.abr.2023 - Makro começou a se desfazer de suas unidades no Brasil em fevereiro de 2020, quando vendeu 30 lojas ao Atacadão. - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
20.abr.2023 - Makro começou a se desfazer de suas unidades no Brasil em fevereiro de 2020, quando vendeu 30 lojas ao Atacadão. Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

20/04/2023 10h00Atualizada em 02/05/2023 15h47

Um vídeo que circula nas redes sociais faz uma falsa associação entre o fechamento de uma loja da rede Makro e o governo Lula.

A empresa começou a se desfazer de suas unidades no Brasil em fevereiro de 2020, quando vendeu 30 lojas ao Atacadão.

O que diz o vídeo?

As imagens mostram uma unidade da rede Makro com as prateleiras vazias.

"É isso aqui ó, é votar no Lula", afirma a mulher que narra o vídeo. "Faz o L. Desemprego, é isso que vocês querem para o Brasil? É isso que vocês querem? Viver de Bolsa Família e de Auxílio?", continua a voz ao fundo.

A descrição do post no Facebook diz: "Reflexo de uma política econômica socialista, muitos outros se seguiram, muitos outros seguirão. Só resta lamentar e orar a Deus para que nos livre deste mal que está a governar nosso país".

Por que o vídeo é falso?

Venda de lojas começou em 2020 e não após o governo Lula. A rede francesa Carrefour, que controla o Atacadão, comprou 30 unidades em fevereiro (aqui). Em novembro, adquiriu outras 11, além de três postos de gasolina que pertenciam ao Makro (aqui).

A saída do Makro do Brasil vem sendo noticiada desde 2022 (aqui) e (aqui).

Novas vendas ocorreram em 2023. Em janeiro, o Makro, que pertence ao grupo holandês SHV, anunciou a venda de 16 lojas e 11 postos de combustível para a rede paranaense Muffato. Três dos imóveis ficam na capital paulista, três na Grande São Paulo e os dez restantes, no interior (aqui).

O grupo tem agora apenas oito unidades no país. Em 2020, eram 62.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Viralização. A publicação no Facebook de 11 de abril tem 63 mil visualizações, 2,3 mil curtidas e 1.430 comentários. No Kwai, o vídeo tem 188,7 mil visualizações e 13,8 mil curtidas.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

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