Vídeo mente ao dizer que 'Bradesco acabou'
É falso o vídeo que circula nas redes sociais segundo o qual o Bradesco teria fechado suas agências e limitado os atendimentos a caixas eletrônicos e à internet.
O banco não fechou suas portas. Apenas reduziu o número de agências físicas e ampliou os serviços digitais, conforme explica o banco por meio de nota.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post?
"Desespero dos clientes do Bradesco. Gerente do Bradesco informa que o banco acabou e os atendimentos é (sic) só nos caixas eletrônicos e nas redes", diz o título do vídeo.
Um narrador afirma: "O Bradesco acabou, o gerente não tá deixando ninguém mais entrar lá pra dentro, os caixas não atendem mais ninguém, não tem mais caixa lá dentro do Bradesco. Infelizmente o Bradesco deixou de existir, acabou o Bradesco. O funcionamento, o atendimento é só nos caixa eletrônico (sic) ou pela internet ".
O vídeo mostra imagens da movimentação de clientes na entrada de uma agência.
Por que é falso?
O Bradesco não encerrou suas operações. Os grandes bancos têm enxugado sua estrutura física e fechado agências, como mostrou o UOL (aqui), por causa do aumento da digitalização dos serviços financeiros depois da pandemia.
O vídeo usa imagem de uma agência que está em pleno funcionamento para disseminar o conteúdo mentiroso. Na busca por imagens, identificamos que a unidade fica na rua Governador Portela, 1258, no centro de Nova Iguaçu (RJ). No tour virtual do Google Mapas (aqui), nota-se vários elementos idênticos à agência mostrada na postagem, como o poste pintado de azul e as janelas do prédio. Na postagem falsa, é possível ver ainda, pelo vidro da porta de entrada, o reflexo dos dois imóveis localizados em frente à agência. Em nota, o Bradesco nega a possibilidade de fechamento da unidade.
O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
O vídeo também foi checado pelo Boatos.org.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.