Corrente falsa no WhatsApp diz que erva-doce é usada para produzir Tamiflu
É falso que a erva-doce seja usada para produção do Tamiflu —remédio para tratamento de gripe, como afirma uma corrente de WhatsApp. Também é mentira que "o diretor do HC" (Hospital das Clínicas) tenha recomendado que pacientes tomem chá da erva para prevenir uma suposta "nova gripe".
O texto circula pelo menos desde 2018. A alegação já foi desmentida pelo Ministério da Saúde (aqui) e pelo CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo) (aqui).
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
"Diretor do HC (Hospital das Clínicas) preocupado com a nova gripe, faz as seguintes recomendações", diz o início do texto, sem identificar o profissional ou dizer a qual HC se refere.
Em seguida, recomenda ingerir vitamina C, sucos de acerola e laranja, fígado de boi e, por fim, o chá de erva-doce, que supostamente teria a mesma substância do medicamento Tamiflu.
"Um infectologista do Hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12 horas o chá de erva-doce, pois ele mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o Tamiflu", diz a mensagem, que também não identifica o médico nem onde fica o hospital.
A mensagem também recomenda lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar lugares lotados.
O texto falso termina com uma frase comum em desinformações: "Repasse para seus familiares e amigos pois é muito importante".
Por que a mensagem é falsa
A mensagem circula há 5 anos. Buscando no Google "gripe", "HC" e "erva-doce" é possível encontrar várias checagens da mesma corrente em anos diferentes. A mais antiga encontrada foi a do g1 (aqui), de 15 de maio de 2018. A mentira voltou a circular novamente em 2019 (aqui), 2020 (aqui), 2021 (aqui) e em 2022 (aqui).
Em 2020, o Ministério da Saúde e o CRF-SP emitiram notas informando que a corrente é falsa.
Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo #coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa."
Ministério da Saúde, em nota
O farmacêutico deve alertar que a erva-doce não tem qualquer relação com o Tamiflu e não pode ser utilizada no tratamento da gripe A."
CRF-SP, em nota
O HC-SP diz que não tem qualquer relação com a mensagem. "O texto que está circulando nas redes sociais, no qual, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe, não foi feito pelo hospital", diz nota enviada ao UOL Confere.
O Hospital São Domingos de São Luís (MA) também nega relação. Uma nota no site diz que "nenhum infectologista da equipe [do HSD] recomenda seu uso [da erva-doce], como tem sido comunicado em postagens em redes sociais" (aqui).
Especialista também desmente o texto. Contatado pelo UOL Confere, o infectologista Evaldo Stanislau, do HC-SP, disse que o princípio ativo do Tamiflu "não é encontrado em erva-doce coisíssima nenhuma". O especialista também afirmou que o remédio só é usado em casos mais severos de gripe e que não há nenhuma evidência que o conecte à erva-doce.
Essa notícia é um desserviço, não há nenhuma evidência disso. No máximo, o chá de erva-doce vai trazer um alívio sintomático se for feito quentinho, porque vai trazer algum alívio dos sintomas de desconforto, sobretudo no trato respiratório superior."
Doutor Evaldo Stanislau ao UOL Confere
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.