Lula foi a Araraquara em 8/1 e voltou a Brasília no mesmo dia, após ataques
Publicações nas redes sociais distorcem o conteúdo de um vídeo que mostra o presidente Lula no Palácio do Planalto na noite de 8 de janeiro ao dizer que é mentira que ele estivesse em Araraquara naquele dia.
Lula estava em Araraquara em 8 de janeiro no momento da invasão aos prédios dos Três Poderes e voltou à Brasília no mesmo dia. Por isso, ele aparece nas imagens de 21h26 no 3º andar do palácio.
O que diz o post
"Lula foi fiscalizar a armação pqp" e "Lula fala que no dia da invasão estava em Araraquara". Os dois textos que aparecem sobre a gravação de uma câmera de segurança do Palácio do Planalto que mostra Lula e sua equipe no local. O vídeo usado na publicação tem a marca d'água do site Metrópoles.
Um homem que aparece ao lado das imagens afirma falsamente que o petista teria mentido: "É por isso que Lula queria sigilo das imagens. Ele fala que nesse dia ele estava em Araraquara e que ele falou com o general, só que o general tá do lado dele aí. Vocês vão ver ele entrando agora aqui. Ele entra por último o general. Olha aí".
Em seguida aparece o presidente dando entrevista à GloboNews.
"Você é mentiroso. Tá falando do dia 8 onde é que ele estava", diz o narrador, encobrindo a fala de Lula.
O mesmo conteúdo circula em diferentes versões de publicações falsas. Em cada uma delas, aparece uma pessoa diferente reagindo sem som às imagens. "Tenho mais raiva é das forças armadas, vendo tudo isso e calados, da entender que lula comprou tudo STF, TSE, generais, OAB, presidente do senado e etc?", é a legenda de um deles. "Mentiroso mal (sic) caráter" é a legenda de outro.
Por que é distorcido
Lula de fato visitou Araraquara em 8 de janeiro. O presidente embarcou às 14h para a cidade do interior paulista para verificar estragos causados por fortes chuvas na região. A viagem já estava planejada e foi noticiada pelo UOL na véspera dos ataques, em 7 de janeiro (aqui).
Vídeo de câmera de segurança mostra o Planalto depois dos ataques. O presidente aparece vistoriando o palácio precisamente às 21h26. A invasão teve início por volta das 15h e as primeiras prisões ocorreram por volta das 17h30.
Quem manteve as imagens em sigilo não foi o presidente Lula, mas o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), como já checou o UOL Confere (aqui).
O vídeo do Metrópoles usado na desinformação é verdadeiro. As imagens acompanham uma matéria com o título: "Vídeo mostra Lula indignado com depredação do Planalto em 8/1; assista" (aqui). A desinformação é desmentida pelo próprio título da matéria.
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Viralização. Compartilhado no Instagram há 2 dias, no 23, a gravação já soma 162 mil visualizações.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.