Chico Buarque não compra músicas de anônimos; post distorce brincadeira
Uma publicação distorce um vídeo em que o músico Chico Buarque diz que não compõe músicas, mas compra de compositores anônimos. A desinformação circula pelo menos desde 2016.
O trecho compartilhado mostra uma brincadeira que o músico e compositor fez durante a gravação do DVD "Desconstrução" (2006).
O que diz o vídeo:
"chico buarque, poeta falso, na maior cara-de-pau e salafrário!", diz um texto inserido no vídeo.
Na gravação, Chico fala sobre supostos compositores anônimos dos quais ele compraria músicas. Um deles se chamaria Ahmed.
"Cobrou caro pra cacete! Mas, como eu estava precisando, e ele sabia que eu estava na pior, eu paguei, né?", diz o músico em um momento da gravação.
Por que é distorcido:
Vídeo é real, mas irônico. Trata-se de uma brincadeira feita por Chico Buarque durante gravação do DVD Desconstrução, lançado em 2006.
O músico aparece nos bastidores das gravações do CD "Carioca". A ideia das filmagens era colher declarações informalmente e brincadeiras feitas por Chico Buarque ao longo do processo. Segundo matéria da Folha (aqui), Chico não sabia que seria produzido um DVD com as imagens.
O conteúdo volta a circular de forma distorcida na semana em que Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões de Literatura em Portugal (veja aqui) das mãos do presidente Lula.
O UOL Confere se aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe
Este conteúdo já havia sido checado por Lupa e Estadão Verifica.
Esta checagem foi sugerida por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049. Sugestões também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.