Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Entrevista de Lula à TV portuguesa sobre Moro é de 2021, não atual

28.abr.2023 - Publicações no site da RTP e no canal do PT no Youtube mostram que a entrevista ocorreu em abril de 2021 - Reprodução/Facebook
28.abr.2023 - Publicações no site da RTP e no canal do PT no Youtube mostram que a entrevista ocorreu em abril de 2021 Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

28/04/2023 14h06Atualizada em 28/04/2023 14h06

Uma postagem compartilhada no Facebook tira de contexto uma entrevista dada pelo presidente Lula (PT) à emissora portuguesa RTP.

Ao contrário do que indica a publicação, a conversa não é recente, ela foi ao ar em abril de 2021.

O que diz o post:

"foi para entrevista em Portugal se deu mal, achou que era o Boner (sic) se deu mal (sic), mentiu e mentiu", diz o texto inserido no vídeo.

No trecho compartilhado, o jornalista português questiona Lula sobre as condenações impostas a ele por diferentes instâncias. O petista ressalta que teve as condenações anuladas pelo STF e que o então juiz Sergio Moro foi considerado parcial.

No mês anterior à entrevista, o ministro Edson Fachin, do STF, havia anulado as condenações de Lula no âmbito da Operação Lava Jato.

Por que é distorcido:

Conteúdo antigo. A entrevista foi ao ar em abril de 2021, como consta no site da RTP e no canal do PT no Youtube (aqui e aqui).

A publicação distorcida surge em meio à viagem de Lula a Portugal na semana passada. O UOL Conferejá desmentiu outros posts relacionados à agenda do presidente (aqui, aqui e aqui).

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

Viralização. A postagem distorcida, compartilhada no Facebook no domingo (23), tem 605 mil visualizações, 33 mil reações e 10 mil comentários.

Este conteúdo também foi checado por Reuters Fact Check.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.