Post omite que Lula se referia a servidores do Planalto ao exigir vacinação
Publicação tira de contexto fala do presidente Lula ao omitir frases. Post induz à interpretação de que Lula teria dito que ninguém poderá trabalhar no país sem cartão de vacinação, mas o presidente se referia especificamente a trabalhar no Palácio do Planalto.
O que diz o post
Publicação exibe vídeo com recorte de uma fala do Lula em que ele diz "não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina nesse país". Trecho omite contexto anterior em que o presidente disse "nesse Palácio". Lula se referia ao Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
O vídeo tem outro recorte em que Lula diz "pessoas terão que ter cartão de vacina", o que omite o início da frase também, em que ele diz "aqui, para entrar, as pessoas terão que ter cartão de vacina", mais uma vez se referindo à sede da presidência.
Veja abaixo a declaração em seu contexto:
A fala
A declaração foi feita em discurso do balanço de 100 dias do governo no dia 10 de abril de 2023 e foi amplamente noticiada pela imprensa (veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
O presidente se dirige à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e diz que cobraria dos visitantes e funcionários do Palácio do Planalto que apresentassem o cartão de vacinação. "Se [as pessoas] não se respeitarem, respeitem os outros", afirmou Lula.
Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.