Bonner citou prisões sem motivo em alusão à ditadura, não ao governo Lula
É falso que um discurso de William Bonner sobre a falta de liberdade da imprensa, a impossibilidade de criticar o governo e a ocorrência de prisões injustificadas tenha sido feito em referência a Lula, como alegam vídeos que circulam nas redes sociais.
O apresentador se referia, na verdade, ao período da ditadura.
O que diz o post
"BONNER MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM O GOVERNO LULA. FAZ O "L" AGORA", diz um texto sobre o vídeo.
"Poder ser preso sem saber porquê. Não ter direitos. Não ter a liberdade de criticar uma decisão do governo. Falar mal do governo, mesmo dentro da sua casa, podia ser perigoso se o seu vizinho escutasse", diz Bonner.
Por que é falso
O discurso de Bonner é sobre a ditadura de 1964. A menção a Lula no post tira de contexto a fala do apresentador, que instroduz a série 'Brasil em Constituição' (aqui), sobre a democracia brasileira após a Constituinte.
O vídeo desinformativo omite trechos da fala de Bonner. Na versão original, exibida em 2 de setembro de 2022 (veja aqui a íntegra), Bonner afirma:
São 34 anos, por isso os brasileiros com menos de 40 anos de idade não têm memória da ditadura, não têm uma ideia viva do que seja uma ditadura. Poder ser preso sem saber por quê. Não ter direitos, não ter a liberdade de criticar uma decisão do governo. No Brasil da ditadura militar, falar mal do governo, mesmo dentro da sua casa, poderia ser perigoso se seu vizinho escutasse. Esse tempo sombrio é o tema da quinta reportagem da série 'Brasil em Constituição'."
Viralização. Publicado em 17 de maio no Instagram, o vídeo soma 709 mil visualizações e 3,9 mil comentários.
O vídeo também foi checado pela Agência Lupa (aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.