Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Publicações falsas alegam que Randolfe fingiu vacinação

7.jun.2023 - O senador tomou a vacina contra a covid em um braço, e o imunizante contra a gripe em outro - Reprodução/Instagram
7.jun.2023 - O senador tomou a vacina contra a covid em um braço, e o imunizante contra a gripe em outro Imagem: Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/06/2023 17h43Atualizada em 07/06/2023 18h25

É falso que duas fotos publicadas pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) nas redes sociais revelem que o parlamentar mentiu ao dizer que se vacinou, como afirmam publicações nas redes sociais.

O líder do governo Lula (PT) no Congresso explicou que foi imunizado com a vacina contra a gripe em um braço, e no outro foi aplicado o imunizante bivalente contra a covid-19.

O que diz o post:

Uma publicação no Instagram diz que a postagem do senador é mais um elemento sobre a "agenda de extermínio" que seria organizada pela indústria farmacêutica. "Agora vejam esse outro enganador, que me recuso até citar o nome fingindo tomar a vax (sic)".

O autor da mentira utiliza a publicação como prova da suposta "enganação". "Esses caras superaram satanás em enganação. Até quando seremos punidos por essa raça amaldiçoada que se instalou no Brasil e no mundo".

Por que é falso:

A publicação original feita pelo senador deixa claro que ele tomou duas vacinas na ocasião. "Devidamente imunizado contra a gripe e Covid, com a bivalente", escreveu.

Em um vídeo publicado após a disseminação da mentira baseada em sua postagem, Randolfe reforçou que cada vacina foi aplicada em um braço. "Eu fui ontem me vacinar e, obviamente, como também falei, fui me vacinar contra a gripe e contra a covid. Lógico, se vou tomar duas vacinas, eu tenho que tomar uma num braço, e a outra no outro braço".

A infectologista e epidemiologista Maria Glória Teixeira, professora da Ufba, explicou que, quando serão aplicadas duas vacinas na mesma ocasião, normalmente essas aplicações são feitas em locais diferentes.

Fica um pouco dolorido, você não vai aplicar na mesma região muscular. Ou faz no braço e na coxa, ou nádegas. Como geralmente não estamos em um ambiente fechado, a gente faz a aplicação em um braço, e depois no outro Maria Glória Teixeira, infectologista e epidemiologista

Viralização. A publicação com a informação falsa, compartilhada no Instagram no último dia 2, tem 2.905 mil curtidas e 350 comentários.

Sugestões de checagem podem ser enviadas ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.