Publicações falsas alegam que Randolfe fingiu vacinação
É falso que duas fotos publicadas pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) nas redes sociais revelem que o parlamentar mentiu ao dizer que se vacinou, como afirmam publicações nas redes sociais.
O líder do governo Lula (PT) no Congresso explicou que foi imunizado com a vacina contra a gripe em um braço, e no outro foi aplicado o imunizante bivalente contra a covid-19.
O que diz o post:
Uma publicação no Instagram diz que a postagem do senador é mais um elemento sobre a "agenda de extermínio" que seria organizada pela indústria farmacêutica. "Agora vejam esse outro enganador, que me recuso até citar o nome fingindo tomar a vax (sic)".
O autor da mentira utiliza a publicação como prova da suposta "enganação". "Esses caras superaram satanás em enganação. Até quando seremos punidos por essa raça amaldiçoada que se instalou no Brasil e no mundo".
Por que é falso:
A publicação original feita pelo senador deixa claro que ele tomou duas vacinas na ocasião. "Devidamente imunizado contra a gripe e Covid, com a bivalente", escreveu.
Em um vídeo publicado após a disseminação da mentira baseada em sua postagem, Randolfe reforçou que cada vacina foi aplicada em um braço. "Eu fui ontem me vacinar e, obviamente, como também falei, fui me vacinar contra a gripe e contra a covid. Lógico, se vou tomar duas vacinas, eu tenho que tomar uma num braço, e a outra no outro braço".
A infectologista e epidemiologista Maria Glória Teixeira, professora da Ufba, explicou que, quando serão aplicadas duas vacinas na mesma ocasião, normalmente essas aplicações são feitas em locais diferentes.
Fica um pouco dolorido, você não vai aplicar na mesma região muscular. Ou faz no braço e na coxa, ou nádegas. Como geralmente não estamos em um ambiente fechado, a gente faz a aplicação em um braço, e depois no outro Maria Glória Teixeira, infectologista e epidemiologista
Viralização. A publicação com a informação falsa, compartilhada no Instagram no último dia 2, tem 2.905 mil curtidas e 350 comentários.
Sugestões de checagem podem ser enviadas ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.