Nunes Marques não apontou fraude em urnas; vídeo distorce fala do ministro

Uma publicação que circula nas redes sociais distorce um vídeo com uma fala do ministro do STF Kassio Nunes Marques para sugerir que ele teria apontado fraude nas urnas nas eleições presidenciais de 2022.

No vídeo, o ministro lê a transcrição de uma live do ex-deputado estadual Fernando Francischini (União-PR), cassado e tornado inelegível por propagar desinformação sobre o sistema eleitoral (aqui). A leitura ocorreu no julgamento no TSE (aqui) que tornou inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-SP) por atacar sem provas o sistema eleitoral em uma reunião com embaixadores transmitida pela TV pública.

O que diz o post?

Por que é distorcido?

A postagem tira a fala de contexto. A leitura do voto de Nunes Marques durou 48:55 (confira aqui a íntegra) . O ministro citou o discurso falso de Francischini sobre as urnas para fazer uma comparação com o de Bolsonaro. O trecho usado no vídeo distorcido vai de 37:20 a 30:47. A menção ao deputado no entanto começa em 37:09. Veja:

Continua após a publicidade

Viralização. A postagem teve mais de 3 mil curtidas, 384 comentários e 1,2 mil compartilhamentos no Kwai até o dia 13 de julho.

O post também foi checado por Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.